A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Fórum de Discussão

Dilemas morais

Dilemas morais

por Cristina Lacerda Pires - Número de respostas: 3

Boa tarde, colegas!

Sou professora de Francês, no entanto, sempre gostei de Filosofia e Psicologia, pelo que achei os temas debatidos na sessão de ontem muito interessantes, principalmente a parte dos dilemas morais! Tenho uma sugestão para os colegas de Filosofia. Não sei se conhecem a série da NETFLIX «The Good Place»... Aborda os temas do Bem e do Mal, da Ética e da Moral, bem como os dilemas morais de forma bastante lúdica. Refere vários filósofos e as suas teorias como a ética das virtudes de Aristóteles, a Deontologia de Kant, o utilitarismo, entre muitos outros, de forma acessível. Apresenta, por exemplo, o dilema de Bonde abordado ontem, para testar a indecisão e moralidade das personagens, de forma hilariante. Recomendo o visionamento desta série! E talvez possam apresentar alguns excertos / episódios par introduzir estes temas nas vossas aulas!grande sorriso

Em resposta a 'Cristina Lacerda Pires'

Re: Dilemas morais

por Ana Isabel Macedo Perdigao Rodrigues -
Boa tarde, Cristina. Embora não seja de Filosofia (sou professora do 1.º Ciclo), fiquei muito curiosa com a recomendação da série The Good Place. A formação tem-me feito refletir sobre como, mesmo sem dar conta, trabalho a ética e os dilemas morais com os mais pequenos. Embora não estudemos as teorias dos filósofos, enfrentamos diferentes dilemas todos os dias no recreio e na sala de aula: na gestão dos conflitos, na justiça dos jogos, na inclusão ou na simples partilha do lanche. Enquanto no secundário se pode usar essa série, no 1.º Ciclo usamos as clássicas fábulas ou histórias para os ajudar a pensar sobre o Bem, o Mal e a Verdade. É fascinante perceber que, independentemente do nível de ensino, todos procuramos humanizar os alunos e fazê-los refletir sobre as suas ações: somos profissionais do humano! Obrigada pela sugestão, vou certamente espreitar a série!
Em resposta a 'Cristina Lacerda Pires'

Re: Dilemas morais

por Sónia Maria Oliveira Fernandes Ramalho -
Olá Cristina,

Grata pela partilha!
Vou certamente aproveitar a sugestão e já agora deixo outra também pertinente, uma vez que estamos na era dos reality shows, o filme "Truman Show" que nos permite discutir a questão: " é legítimo manipular a vida de alguém em nome do entretenimento?

Cordiais cumprimentos.