Curso de Especialização de Facilitadores/Técnico em Filosofia para Crianças e Jovens - 50 H
Nos últimos anos, tem-se verificado um crescimento significativo dos projetos de Filosofia para Crianças e Jovens, tanto a nível nacional como internacional.
Têm sido desenvolvidos diversos projetos de Filosofia para Crianças e Jovens pela APEFP, nomeadamente nos Munícipios do Porto e da Maia e em diversas outras instituições.
Importa salientar que algumas destas iniciativas exigem que os elementos da equipa pedagógica envolvida possuam, no mínimo, 50 horas de formação específica nesta área, assegurando assim a qualidade da implementação dos projetos e a qualificação dos profissionais que os dinamizam. Neste sentido, a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP), entidade com ampla experiência na promoção e implementação de projetos filosóficos em contexto educativo, tem desempenhado um papel fundamental na capacitação de facilitadores qualificados.
A oferta do Curso de Especialização de Facilitadores em Filosofia para Crianças e Jovens justifica-se, assim, pela necessidade de dotar os facilitadores com competências teóricas e práticas para a facilitação do pensamento filosófico junto das crianças e jovens. Esta formação permitirá não apenas o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelos projetos municipais e institucionais, mas também o fortalecimento da rede de profissionais habilitados para promover a Filosofia de forma eficaz e inovadora.
Destinado a: Licenciados nas áreas da Educação, Filosofia, Humanidades e Letras, Artes e Desporto.
Poderão ser aceites outros candidatos cuja experiência e motivação sejam consideradas relevantes para a frequência da formação.
Eugénio Oliveira -Acreditado pelo CCPFC
Datas: A DEFINIR
Local: A distância (Plataforma Zoom)
+ 20 horas assíncronas de trabalho autónomo
Nº Horas: 50 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 100 Euros
Educadores e Professores não associados - 180 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
1. Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento;
2. Fornecer as bases necessárias para a prática com qualidade do diálogo e do relacionamento interpessoal;
3. Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição;
4. Desenvolver a consciência da necessidade do perguntar como processo para o conhecimento.
5. Promover a participação no exercício de um pensar em “comunidade de investigação”/questionamento.
6. Criar condições para a troca e reflexão conjunta de experiências e de metodologias e materiais didáticos.
7. Desenvolver a autonomia reflexiva, a consciência humanista, ética e cívica;
Conteúdos da ação:
1. A PRÁTICA DA FILOSOFIA NA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
1.1. A natureza do Filosofar.
1.2. O desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e éticas.
1.3. O desenvolvimento da ética do cuidado.
2. A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO:
2.1. O questionar com a comunidade de investigação: os ses e os porquês
2.2. O Pensar um com os outros.
2.3. A função das ideias: As hipóteses e as objeções.
3. O DESENVOLVIMENTO PRÁTICO DE UMA SESSÃO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
3.1. Sobre uma pergunta;
3.2. Sobre um texto/conto/história.
3.3. Sobre um filme/curta metragem.
3.4. Sobre uma experiência mental/social/dilema.
3.5. Sobre um objeto.
3.6. Sobre uma imagem/obra de arte.
4. A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DOS FACILITADORES DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
4.1. As estratégias do questionamento Filosófico.
4.2. A Gestão do Diálogo em comunidade de investigação.
4.3. A avaliação dos impactos pedagógicos do projeto educativo de Filosofia para Crianças.
5. REALIZAÇÃO DA FICHA DE TRABALHO/PLANO DE SESSÃO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO