A Unidade 5 do manual do 8.º ano integra os subtemas “Travelling” e “Green travelling”. Neste contexto, a utilização da plataforma Symbaloo visa promover a aprendizagem integrada da competência comunicativa e intercultural, através do desenvolvimento das capacidades de compreensão oral, compreensão escrita, expressão escrita e expressão oral em língua inglesa. Recorrendo a recursos diversificados e autênticos, os alunos contactam com a língua em contextos reais de viagem, desenvolvendo estas capacidades de forma significativa e contextualizada.
A escolha do Symbaloo deveu-se ao facto de se tratar de uma ferramenta digital nova para mim, que, durante a frequência da formação, despertou o meu interesse e motivação para a sua exploração pedagógica. Esta plataforma permite organizar os materiais de forma clara e intuitiva, facilitando o acesso aos conteúdos por parte dos alunos. Destaca-se ainda a curadoria digital realizada pelo professor, que seleciona e organiza recursos adequados aos objetivos de aprendizagem, promovendo a autonomia e a motivação dos alunos.
Link do meu Symbaloo: https://www.symbaloo.com/shared/AAAAAd-1HzMAA41-5ESykg==