Escolhi um texto de Filosofia da Arte, utilizado no 11º ano de escolaridade, e que se encontra em anexo (Doc. 2), e também utilizei um artigo da internet, acedido pelo link:
Caso Han Van Meegeren, Reprodução artística da obra “Mulher a ler música” | Arte & Multimédia
Inseri ambas as fontes (o texto e o link) no NotebookLM e solicitei 3 recursos:
(a) um resumo estruturado (documento 1, em anexo)
(b) uma apresentação em slides (o Prompt está no documento 1, em anexo e os slides são o doc.4)
(c) uma infografia (o Prompt está no documento 1, e a Infografia está em anexo)
Gostei imenso da resposta obtida pelo NotebookLM em qualquer dos recursos. Apenas a apresentação em slides demorou um pouco mais de tempo, o que é compreensível, dadas as cores e as formas necessárias para o trabalho. Os restantes pedidos foram respondidos de forma quase automática. Não detectei falhas de conteúdo. Penso que esta ferramenta é a mais completa de todas as que experimentámos até hoje na formação. sei que ainda poderia ter explorado mais este Chatbot, se pedisse questões de diversa tipologia. Estou satisfeita com este trabalho e, com toda a certeza, irei recorrer ao NotebookLM para as minhas tarefas na Biblioteca Escolar (fazer infografias, cartazes, etc...) e para auxiliar os alunos na elaboração de TPC, trabalhos de pesquisa ou outros.
Tive de optar por diminuir os tamanhos dos slides e usar o formato PDF, pois em contrário o tamanho ultrapassava o permitido, no Moodle.