Desafio dos 3 Prompts — Tema: O que é um algoritmo (10.º ano)
1. Prompt simples: "O que é um algoritmo?"
Resultado: definição genérica e académica, sem contexto pedagógico.
2. Prompt melhorado: "Explica o que é um algoritmo de forma clara, com exemplos práticos, para alunos do ensino secundário de informática."
Resultado: resposta mais útil, com exemplos de pseudocódigo, mas ainda sem estrutura de aula.
3. O prompt reformulado com uma técnica de prompting: "Sou professora de informática do ensino secundário. Explica o conceito de algoritmo a alunos do 10.º ano que já sabem o que é uma variável e uma condição. Segue esta estrutura: 1) definição rigorosa mas acessível; 2) dois exemplos ligados a tecnologia que os alunos usam; 3) pseudocódigo simples; 4) uma questão de consolidação."
Resultado: conteúdo estruturado, contextualizado e pronto a usar em aula.
Resultado mais útil: o terceiro, claramente.
Reflexão: Este exercício mostrou-me que a qualidade do prompt determina diretamente a qualidade do resultado — tal como na programação, é preciso definir bem o problema antes de esperar uma boa solução. O prompt simples falhou por falta de contexto; o melhorado já produziu algo utilizável; mas foi o terceiro, com papel definido e estrutura de output clara, que gerou um resultado profissionalmente relevante. Enquanto professora de informática, reconheço que a qualidade do que pedimos determina sempre a qualidade do que recebemos. Mais do que isso, percebo que tenho a responsabilidade de ensinar os meus alunos a formular bons prompts — uma competência cada vez mais essencial no mundo digital.