1.º Prompt: "Dá me uma atividade para a utilização de estratégias de cálculo."
2.º Prompt: "Dá me uma atividade para a utilização de estratégias de cálculo, para o 1.º ano de escolaridade."
3.º Prompt: "Dá me uma planificação de uma atividade sobre a utilização de estratégias de cálculo, com números até ao 90, para o 1.º ano de escolaridade, com a utilização de diferentes materiais manipuláveis e uma ficha de trabalho. A atividade vai ser realizada em contexto de sala de aula, com duração de 60 minutos, em que os 20 alunos estão divididos em 4 mesas. Apresenta-me a planificação da atividade em formato de tabela e uma ficha de trabalho para word."
Qual dos resultados foi mais útil?
O resultado mais útil foi o do 3.º Prompt, devido à especificidade do pedido.
Reflexão:
A forma como um prompt é escrito influencia diretamente a qualidade, a profundidade e a precisão da resposta gerada pela IA. Quando se escreve um prompt com instruções claras, específicas e bem estruturadas, a IA consegue compreender melhor o contexto e o objetivo pretendido, de forma a dar uma resposta mais clara e mais próxima do que realmente pretendemos. Em contrapartida, quando se realiza um pedido vago, a resposta tende a ser mais genérica e menos útil. Assim, a escrita de um bom prompt acaba por ser quase uma forma de comunicação estratégica, ou seja, a qualidade do resultado depende tanto da tecnologia como da capacidade de precisão de quem a utiliza.