Prompt simples: "Prepara-me uma atividade sobre como se reproduzem as plantas"
Prompt melhorado: " Prepara-me uma atividade sobre como se reproduzem as plantas para crianças do 3.º ano de escolaridade."
Prompt reformulado com a técnica POCALA: "Sou professora do 1.º ciclo, leciono a uma turma de 3.º ano e os meus alunos estão com dificuldades em compreender como se reproduzem as plantas e quais as características dos seus descendente. Prepara-me uma atividade prática para que eu consiga explicar melhor este assunto. A atividade deve ser realizada em sala de aula com a duração de 60 minutos. Não tenho acesso a materiais manipuláveis. A avaliação da atividade deve ser feita através de uma ficha de trabalho de escolha múltipla com 10 perguntas, em formato word (editável). Quero também a versão corrigida e uma grelha de correção editável.O resultado mais útil foi o apresentado com o Prompt realizado com a técnica POCALA.
https://chatgpt.com/share/6a05ea3c-6378-8392-a123-d0ccf31687e0
Reflexão:
Nesta atividade, ficou evidente como a forma de formular um prompt influencia significativamente o resultado gerado pela IA. Inicialmente, utilizei um prompt simples, que produziu respostas genéricas e pouco detalhadas. Em seguida, ao aprimorar o prompt, obtive resultados mais claros e orientados. Por fim, ao aplicar a técnica POCALA na reformulação do prompt, consegui uma resposta mais estruturada, completa e adequada ao objetivo proposto. Entre todos os resultados, o obtido com a POCALA revelou-se o mais útil, evidenciando que a estratégia e a clareza na elaboração de prompts são determinantes para a qualidade das respostas da IA.