Prompt simples: " Cria uma atividade sobre o texto dramático"
Prompt melhorado: " Cria uma atividade para alunos de português do 5º ano sobre as características do texto dramático."
Prompt sugerido pela IA: " Podes ajudar-me a criar um prompt para pedir à IA uma atividade para alunos de português do 5º ano sobre as características do texto dramático."
Foi me respondido que para obter o melhor resultado da IA, o segredo é ser específico sobre o objetivo, o público-alvo e o formato da atividade, como não o fui em relação ao formato da atividade, foram sugeridos três prompts: prompt para uma ficha de trabalho completa, prompt para uma atividade lúdica/prática e prompt para um Quizz.
Reflexão
O prompt sugerido pela inteligência artificial revelou-se o mais eficaz, superando as tentativas anteriores em termos de rigor e utilidade. Ficou demonstrado que a especificidade nas instruções faz toda a diferença no desempenho. Quando comunicamos de forma direta e estruturada, a inteligência artificial deixa de dar respostas genéricas e passa a oferecer soluções verdadeiramente personalizadas.