No desafio dos 3 Prompts, optei pelo Chat GPT.
1. Prompt simples: "Cria uma atividade em inglês sobre as principais refeições para alunos do 4.º ano do 1.º ciclo".
2. Prompt melhorado: "Cria agora uma pequena apresentação com as principais refeições do dia para alunos do 4.º ano de escolaridade. O objetivo é praticar o vocabulário sobre os alimentos e as bebidas em inglês. A tarefa consiste em os alunos escreverem algumas frases sobre os alimentos e bebidas que mais gostam. A atividade deve ter um texto modelo. (…)"
"Transforma agora esta atividade num powerpoint, mas junta imagens reais e apelativas."
3. A IA ajuda a criar o prompt: "Ajuda-me a escrever um prompt eficaz para pedir a uma IA que crie uma atividade sobre as principais refeições diárias em inglês para alunos do 4.º ano, do 1.º ciclo. A atividade deve ter apresentar o vocabulário em inglês, isto é, nomes de alimentos de bebidas em inglês".
Prompt sugerido:
Create an English learning activity for 4th grade primary school students (ages 9–10) about the main meals of the day (breakfast, lunch, and dinner). The activity should:
Be simple, clear, and suitable for young learners
Include basic vocabulary related to food and drinks (e.g., milk, bread, fruit, water, juice, rice, chicken, etc.)
Present the vocabulary in English with examples
Include at least 2–3 different tasks (e.g., matching, writing, or speaking)
Encourage students to write simple sentences about what they eat and drink
Include a short model text that students can use as an example
Use simple English (A1 level) and include visual or interactive elements if possible (e.g., emojis, drawings, or prompts for illustrations).
O Prompt mais útil foi mesmo o último, aquele sugerido pela IA. Gostei do recurso criado.
Os primeiros resultados não foram ao encontro do que precisava.
Ainda que fosse especificando no segundo prompt ("Transforma agora esta atividade num powerpoint, mas junta imagens reais e apelativas. (…) Sim, adiciona fotos reais e apelativas para alunos do 1.º ciclo. E no final quero que me descrevas o tradicional breakfast de Inglaterra), o PowerPoint, apesar de colorido, apresentava pequenas imagens/ícones.
Gostei do resultado final, aquele em que a IA me ajudou a criar o prompt. Anexo aqui a ficha.
Em relação à atividade também aprendi que quando verificamos que o resultado gerado não corresponde às nossas necessidades, podemos pedir ajuda para criar um prompt. E que quanto mais específicos formos, melhor.
Bom fim de semana,
Susana Ferreira Santos