A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Cristina Maria Rebelo Siopa - Número de respostas: 0

A minha escola esforça-se para promover uma escola inclusiva, desde que o aluno chega à escola, refletindo-se em duas vertentes essenciais:

1. Inclusão da Identidade e Liberdade Religiosa:

O caso de um aluno muçulmano que chegou à escola no ano Letivo 2023/2024 e tinha de realizava as suas orações na escola, demonstra como a instituição escolar se pode flexibilizar para respeitar a identidade do indivíduo sem comprometer o seu percurso académico.

A articulação diária com as assistentes operacionais prova que a inclusão envolve toda a comunidade educativa (pessoal não docente) e não apenas os alunos e professores em sala de aula.

2. Diversificação de Percursos Académicos

A transição deste aluno para o Ensino Profissional (Informática) mostra que a escola soube ler as necessidades do aluno. Ao alinhar o domínio da língua inglesa e as competências do estudante para uma via profissionalizante, a escola garantiu-lhe uma aprendizagem com significado, prevenindo o insucesso e o abandono escolar.

A Resposta à Comunidade Adulta: Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA). A visão inclusiva da instituição expande-se além dos alunos em idade escolar regular, estendendo-se às suas famílias e à comunidade envolvente, reconhecendo que a proficiência linguística é o pilar central para a integração social e a empregabilidade. Assim, a escola dinamiza, em regime pós-laboral, os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA).