A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Mónica Luísa Rocheta Duarte - Número de respostas: 0

Consciente de que o medo do desconhecido e/ou da diferença leva muitas vezes ao afastamento das pessoas, a escola onde leciono organiza, há vários anos a atividade "Mesas de Natal". Apesar de ser apresentada na forma de um concurso, tem como principal objetivo comemorar e promover o convívio entre os alunos, família, diretores de turma, restantes professores e funcionários. Pretende, ainda, valorizar a diversidade cultural existente na comunidade escolar, promovendo o respeito e a partilha de tradições natalícias de diferentes países; sensibilizar para valores de solidariedade, partilha e paz, associados ao espírito natalício; proporcionar momentos de convívio e integração entre famílias de origens diversas, fortalecendo laços interculturais; desenvolver a criatividade e o sentido estético, incentivando a elaboração original e cuidada das mesas representativas de cada turma. A atividade consta na montagem de uma mesa de Natal por turma (5º e 6º anos), com os respetivos DT, que articulam com os Encarregados de Educação para a concretização das mesas. Um júri composto por alunos, professores e funcionários fará a escolha da mesa mais original e tradicional. A mesa premiada ganha um almoço no Restaurante Pedagógico do Agrupamento, sob a responsabilidade do CEF/Curso Profissional de Cozinha. Apesar de ser uma atividade organizada pelas turmas do 2º ciclo, após a votação, toda a comunidade escolar se junta para provar as deliciosas iguarias.