A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

SESSÃO ASSÍNCRONA

"Estou zangado" de Michael Rosen: saúde mental e prevenção da violência

"Estou zangado" de Michael Rosen: saúde mental e prevenção da violência

por Susana Paula de Oliveira Pinto Fernandes - Número de respostas: 2

Descrição da atividade: Depois da leitura e exploração da história, mostrar um "termómetro" com níveis de 1 a 5. As crianças escolhem onde colocariam o protagonista nos diferentes momentos da história. Depois, colocam-se a si mesmos no "termómetro" quando confrontadas com diferentes situações do quotidiano. O objetivo é reconhecer e nomear as emoções que todos sentimos. No final, podem fazer um mural intitulado "As emoções também se medem".

Contributo da BE: A BE contribuiu para esta atividade com a disponibilização do livro, leitura, exploração da história e a dinamização da atividade referida.

Dimensões da Cidadania: As dimensões da cidadania nesta atividade são a saúde mental e a prevenção da violência ao reconhecermos e aceitarmos as nossas emoções. 

Em resposta a 'Susana Paula de Oliveira Pinto Fernandes'

Re: "Estou zangado" de Michael Rosen: saúde mental e prevenção da violência

por Mónica Cristina Felber Ferreira -
Olá! Acho esta atividade muito interessante para os alunos perceberem e aprenderem a regular as suas emoções face às diferentes situações do quotidiano.
Em resposta a 'Mónica Cristina Felber Ferreira'

Re: "Estou zangado" de Michael Rosen: saúde mental e prevenção da violência

por Liliana Melo -

Estimada Susana,

Parabéns pela partilha desta atividade!

A proposta baseada na obra "Estou zangado", de Michael Rosen, constitui uma excelente estratégia para promover a educação emocional desde os primeiros anos de escolaridade. A utilização do "termómetro das emoções" permite que as crianças identifiquem, expressem e reflitam sobre os seus sentimentos de uma forma acessível e adequada à sua idade, contribuindo para o desenvolvimento da autorregulação emocional e da empatia.

Destaco igualmente o papel da Biblioteca Escolar na disponibilização da obra, na mediação da leitura e na dinamização da atividade, reforçando a sua missão de promover aprendizagens significativas através da literatura. O mural final constitui também uma excelente forma de consolidar as aprendizagens e de dar visibilidade ao trabalho realizado.

Agradeço igualmente à colega Mónica Cristina Felber Ferreira pela sua participação, salientando a importância de proporcionar às crianças oportunidades para compreenderem e regularem as suas emoções perante diferentes situações do quotidiano. Este comentário reforça o impacto educativo da atividade e a sua relevância na promoção do bem-estar e da convivência saudável.

Obrigada por partilhar uma proposta tão pertinente e inspiradora, que evidencia como a Biblioteca Escolar pode contribuir para a promoção da saúde mental, da prevenção da violência e do desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais para uma cidadania responsável.

Liliana Melo