A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

por Rosária Maria Viegas Neves Pacheco - Número de respostas: 0

Na primeira sessão deste curso de formação fomos convidados a embarcar numa caravela rumo a uma realidade escolar onde todos, todos, todos os alunos das nossas escolas se sintam integrados, respeitados, acolhidos e motivados para adquirir novas aprendizagens, mas, sobretudo, motivados a aprender a olhar o outro como alguém que poderá contribuir para o seu crescimento afetivo e social.

Na entrada da caravela encontrava-se a capitã Diana Silva, dando-nos as boas vindas e apresentando-nos um conjunto de cinco perguntas. Segui atrás dos outros passageiros e lá entrámos na sala de formação.

Comecei a ler e a responder às perguntas que me foram dadas:

1. Quem sou? Chamo-me Rosária Pacheco e nasci em França - Paris, filha de pais emigrantes e vivo em Faro, cidade dos meus pais, desde os meus cinco anos. Sou professora do grupo 290, Educação Moral e Religiosa Católica, há já quase 30 anos. Este foi o eu terceiro ano no Agrupamento de Escolas Silves Sul como professora de quadro. Um agrupamento com sete escolas (duas de 2º e 3º ciclo e cinco de 1º ciclo) em cinco localidades, desde o mar até ao campo. Como docente desta disciplina, vou a todas as escolas e deparo-me com realidades sociais diferentes em cada dia da semana.
  2. O que faço aqui (na formação)? Alargar os meus horizontes acerca do tema da interculturalidade, uma vez que o meu agrupamento de escolas tem muitos alunos estrangeiros e alguns desses meninos e meninas entram pela minha sala de aula adentro...