A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

diversidade cultural

diversidade cultural

por Maria de Jesus Pousinho Ribeiro - Número de respostas: 0

Reflexão

Na primeira sessão a formadora apresentou o curso e de seguida todos os formandos do grupo se apresentaram seguindo um pequeno guião. Na imagem apresentada que representa um barco à vela há 5 velas com 5 perguntas:

1-   Quem sou;

2-   o que faço nesta formação;

3-   Porque vim por este caminho;

4-   Para onde vou;

5-   O que e/ou quem levarei sempre comigo?

Esta imagem foi extremamente bem escolhida sendo que, para além de nos lembrar das caravelas portuguesas à descoberta de novos mundos também representa a jornada de vida de cada um, pondo o foco na personalidade e estado emocional de cada um naquele momento. Foi uma ótima estratégia dar a conhecer o que nos move! E também para cada um refletir sobre si e se posicionar perante esta temática. Falar sobre si recorrendo à imagem revelou ser uma introspeção psicológica de como cada um encara a vida e da personalidade dessa pessoa.

De onde venho, o que faço e para onde quero ir.  Quais são as minhas metas, os meus objetivos e a minha motivação para os atingir

Foi ainda um excelente brain storming e um quebrar do gelocom uma partilha informal. Agradeço este tempo em que partilhámos vivências e praticas porque me permitiu refletir sobre cada jeito de viver a multiculturalidade e atrevo me já a dizer a interculturalidade; porque é de interculturalidade que se trata. metáfora visual e psicológica da jornada de vida, da personalidade e do estado emocional dessa pessoa.

Passo a presentar me:

Sou maria de Jesu Ribeiro, professora do grupo320 e 330 do agrupamento de escolas Leal da Câmara em Rio de Mouro, Sintra.

Sou coordenador do ensino noturno e também coordenadora do ensino secundário no estabelecimento prisional de Sintra. Convivendo com inúmeras nacionalidades e culturas, quer no ensino secundário que também tem Português língua de acolhimento quer na prisão, procuro estratégias de gestão de conflitos, de aceitação do outro e de interculturalidade.  Procuro técnicas de atuação para levar os alunos à aceitação do outro.

Dado ter feito muitas formações e frequentado ações de curta duração nesta associação, procuro sempre ver os temas abordados e selecionar os que mais interessam.

Para onde vou? Vou à procura de saber aproximar alunos, de enturmar alunos e de prestar apoio a todos respeitando a individualidade de cada um.  Estender a mão, acolher e respeitar.

O que irá sempre comigo? Resiliência, tranquilidade compreensão.

Quem irá comigo? O meu colega e amigo com quem apoio alunos da prisão que querem ingressar no ensino superior e com quem fiz um pequeno “canto/gabinete” onde prestamos apoio a alunos que ainda estão a aprender a escrever ou estrangeiros que precisam de resolver assuntos da vida diária. No final do ano organizamos uma mostra gastronómica e cultural com todas as turmas EFA e com todas asturma de Português língua de acolhimento.

Escolhi esta formação, sem qualquer dúvida, pelo tema.