1- Sou Ofélia Figueiredo, professora de português, grupo 300.
Leciono no Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho.
2-
Estou aqui para embarcar numa viagem de descoberta à semelhança do que aconteceu e o que acontece com o povo português ao longo da História, resiliente e ávido de conhecimento, sempre atrevido e aventureiro por conquistar “mares nunca dantes navegados”.
3-
Vim por este caminho, porque quero alargar “os meus horizontes”, o meu olhar sobre uma temática que tanto me apraz, compreender melhor a diversidade que me rodeia e reconhecer como as diferentes culturas enriquecem as relações humanas. Trouxe-me esta Associação que divulgou este tema tão importante e atual e que me faz questionar, escutar, aprender e crescer para perceber, com estratégias, como as minhas próprias experiências influenciam a forma como vejo o mundo e como posso construir pontes em vez de barreiras
4-
Eu vou para um espaço de descoberta, não sigo apenas um destino geográfico, sigo um caminho interior onde procuro aprender a reconhecer a diversidade, a escutar /dialogar com o outro e a olhar o mundo com mais sensibilidade, empatia, respeito, mas questionando as minhas certezas e construindo relações mais humanas e inclusivas, ou seja, preparando-me para o mundo contemporâneo.
Esta direção em que me encontro será, certamente, uma nova oportunidade de crescer, desaprender e reaprender. Vou para um futuro onde a interculturalidade não é apenas um conceito, mas uma prática no meu dia- a- dia.
5-
Nesta viagem levarei comigo a educação que os meus pais me deram, os valores que me ensinaram e com os quais me guio: respeito, abertura, empatia, vontade de aprender e compreender todos aqueles que me rodeiam.
Comigo irão as histórias que vivi, as aprendizagens que já fiz e as pessoas que me marcaram, que me ajudaram a enfrentar obstáculos e que fizeram com que visse o mundo de outra forma. São os sorrisos, os abraços, as palavras, as partilhas, os conselhos...que me lembram quem sou enquanto descubro quem possa vir a ser num mundo cada vez mais global e exigente.
Levo a consciência, acreditando também que esta ação de formação será uma oportunidade de crescer.
Não tenho bússola, nem mapas, mas tenho motivação, persistência para navegar em novos “mares”, isto é, crescer e descobrir novas formas de compreender a diversidade.
Sou Ofélia Figueiredo, professora de português, do grupo 300. Leciono no Agrupamento de Escolas Dr.º Manuel Laranjeira, em Espinho.
Estou aqui para embarcar numa viagem de descoberta à semelhança do que aconteceu e o que acontece com o povo português ao longo da História, resiliente e ávido de conhecimento, sempre atrevido e aventureiro por conquistar "mares nunca dantes navegados"..
Vim por este caminho, porque quero alargar "os meus horizontes", o meu olhar sobre uma temática que tanto me apraz, compreender melhor a diversidade que me rodeia e reconhecer como as diferentes culturas enriquecem as relações humanas. Trouxe-me esta Associação que divulgou este tema tão importante e atual e que me faz questionar, escutar, aprender e crescer para perceber, com estratégias, como as minhas próprias experiências influenciam a forma como vejo o mundo e como posso construir pontes em vez de barreiras.
Eu vou para um espaço de descoberta, não sigo apenas um destino geográfico, sigo um caminho interior onde procuro aprender a reconhecer a diversidade, a estar/ dialogar com o outro e a olhar o mundocom mais sensibilidade, empatia, respeito, mas questionando as minhas certezas e construindo relações mais humanas e inclusivas, ou seja, preparando-me para o mundo contemporâneo. Esta direção em que me encontro será, certamente, uma nova oportunidade de crescer, desaprender e reaprender. Vou para um futuro onde a interculturalidade não é apenas um conceito, mas uma prática no meu dia a dia.
Nesta viagem levarei comigo a educação que os meus pais me deram, os valores que me ensinaram e com os quais me guio:orespeito, abertura, empatia, vontade de aprender e compreender todos aqueles que me rodeiam. Comigo irão as histórias que vivi, as aprendizagens que já fiz e as pessoas que marcaram, que me ajudaram a enfrentar obstáculos e que fizeram com que visse o mundo de outra forma. São os sorrisos, os abraços, as palavras, as partilhas, os conselhos...que me lembram quem sou enquanto descubro quem possa vir a ser num mundo cada vez mais global e exigente.Levo a consciência, acreditando também que esta ação de formação será uma oportunidade de crescer. Não tenho bússola, nem mapas, mas tenho motivação, persistência para navegar em novos " mares", isto é, crescer e descobrir novas formas de compreender a diversidade.