Prompt simples:
Cria uma atividade de escrita criativa para alunos de 2.º ano, do 1.º ciclo.
Prompt melhorado:
Cria uma atividade de escrita criativa para alunos de 2.º ano, do 1.º ciclo.
A atividade deve ter em conta que os alunos devem explorar vários temas, locais e personagens, diferentes dos que são mais comuns usarem nesta faixa etária.
Prompt com aplicação de uma técnica de prompting:
Age como um professor do 1º ciclo do ensino básico em Portugal e cria uma atividade, para alunos do 2º ano, sobre escrita criativa. A atividade deve ter em conta que os alunos devem explorar vários temas, locais e personagens, diferentes dos que são mais comuns nesta faixa etária. O objetivo da atividade será desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos, orientando-os na construção de textos mais elaborados.
Reflexão final:
A análise dos três resultados permitiu-me verificar que a qualidade das respostas melhora significativamente à medida que o prompt se torna cada vez mais específico e estruturado. A comparação dos três resultados evidenciou que a forma como o meu pedido é formulado influencia diretamente a qualidade da resposta produzida pela IA. Quanto mais claro, detalhado e orientado for o meu prompt, mais relevante e útil será o resultado obtido. Esta experiência permitiu-me compreender a importância da construção de prompts eficazes, mostrando que pequenas alterações na formulação das instruções podem conduzir a respostas significativamente mais adequadas aos objetivos que pretendo. Na minha opinião, também reforçou a necessidade de utilizar estratégias de prompting para potenciar o uso pedagógico da IA.