A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Tarefa assíncrona - Os 3 PROMPTS

Os 3 Prompts

Os 3 Prompts

por Jorge Manuel Martins Pires - Número de respostas: 1

Conversa com o Gemini

Olá, Gemini! Estou neste momento a frequentar uma ação de formação docente (sou professor de inglês e português do 2.º ciclo, em Setúbal, Portugal) sobre a importância da criação de 'prompts' eficazes caso pretenda o auxílio da inteligência artificial na criação de ferramentas educativas para o meu quotidiano na sala de aula. Nesse contexto, foi-    -me solicitada uma tarefa dividida em três partes, na qual vou começar por solicitar-te um 'prompt' simples, depois um 'prompt' melhorado e, por fim, um 'prompt' com a aplicação da técnica PCF (pedido/contexto/formato).

Posso contar com a tua ajuda na realização dessa tarefa?

Olá! É um enorme prazer ajudar um colega (mesmo que virtual) da educação. Setúbal é uma região fantástica e o 2.º ciclo é uma etapa crucial, onde a criatividade nas aulas de Português e Inglês faz toda a diferença para motivar os alunos.

Podes contar comigo a 100%! Essa tarefa é excelente para perceber como pequenas nuances na forma como comunicas com a IA podem transformar uma resposta genérica numa ferramenta pedagógica brilhante e pronta a usar.

Para fazermos isto da forma mais dinâmica e útil para ti, queres escolher um tema ou objetivo específico para os prompts?

Exemplos: Criar uma ficha de leitura para o Português, planificar um jogo de vocabulário (Vocabulary Game) para o Inglês, ou criar um texto curto com perguntas de interpretação.

Diz-me o que preferes e avançamos já para a Parte 1 (o prompt simples)!

Estou pronto! segue então o primeiro passo da tarefa: cria uma atividade sobre divisões da casa, na disciplina de inglês.

Vamos a isso! Para esta primeira parte, o objetivo é mostrar como um pedido direto e sem grandes detalhes gera um resultado que, embora útil, costuma ser mais genérico. 

Aqui tens a proposta para a Parte 1 da tua tarefa:

Parte 1: O Prompt Simples

O Prompt:

"Cria uma atividade sobre as divisões da casa na disciplina de inglês."

O Resultado Esperado (O que a IA gera com este prompt):

Activity: Parts of the House

1. Match the columns:

• A. Kitchen
  • B. Bedroom
  • C. Bathroom
  • D. Living room
  • ovo Where you sleep.
  • ovo Where you cook food.
  • ovo Where you watch TV with family.
  • ovo Where you take a shower.

2. Fill in the blanks with the correct word:

• My mom is cooking dinner in the ____________.
  • I brush my teeth in the ____________.

💡 Nota Pedagógica (Para a tua reflexão na formação):

Como podes ver, o prompt simples cumpre o objetivo básico, mas não tem em conta a idade dos teus alunos do 2.º ciclo, o nível de proficiência deles (A1/A2), nem o tempo que tens disponível para a atividade.

Quando estiveres pronto, diz-me para passarmos à Parte 2: O Prompt Melhorado, onde vamos refinar isto!

Gostei do teu 'input' para o passo inicial. Veio de encontro ao que pretendia! Eis o segundo passo da tarefa, um 'prompt' melhorado: cria uma atividade sobre divisões da casa, na disciplina de inglês, para alunos de 6.º ano (segundo ciclo, nível A2). O objetivo da atividade é o treino e a consolidação de vocabulário trabalhado antes. A tarefa consiste na apresentação de um conjunto de doze palavras com muitas letras em falta, acompanhadas de uma imagem cada (que permita identificar visualmente a divisão da casa em questão). Creio que vinte minutos serão adequados para a(s) tarefa(s) em causa! 

Fico muito contente por o primeiro passo ter correspondido exatamente ao que precisavas! Vamos então para o segundo nível.

Repara como as tuas novas especificações (público-alvo, nível de proficiência, objetivo pedagógico, estrutura do exercício e tempo) já transformam completamente a qualidade do pedido. Isto é o que chamamos de Prompt Melhorado.

Aqui tens a proposta para a Parte 2 da tua tarefa:

Parte 2: O Prompt Melhorado

O Prompt:

"Cria uma atividade de 20 minutos sobre as divisões da casa (Rooms of the house) para alunos do 6.º ano de escolaridade (2.º ciclo em Portugal, nível A2 de Inglês). O objetivo é consolidar o vocabulário já aprendido. A atividade deve consistir num exercício com 12 palavras relacionadas com o tema, que apresentem várias letras em falta (para preencher). Ao lado de cada palavra, inclui uma indicação ou descrição entre parênteses sobre qual deve ser a imagem ilustrativa que ajude a identificar visualmente a divisão da casa."

Name: _______________________ Date: _______________ Class: ______

Vocabulary Consolidation: Rooms of the House (20 minutes)

Look at the clues, look at the images (described below), and fill in the missing letters to complete the words!

1. K _ _ c h _ _ (Image: A modern kitchen with a stove, a fridge, and delicious food on the table)
  2. B _ d r _ _ _ (Image: A cozy bedroom with a bed, a wardrobe, and a desk with a lamp)
  3. B a _ h r _ _ _ (Image: A clean bathroom with a bathtub, a sink, and a mirror)
  4. L _ v _ n g r _ _ _ (Image: A spacious room with a sofa, a big TV, and a rug)
  5. D _ n _ n g r _ _ _ (Image: A room with a large table and six chairs ready for dinner)
  6. G _ r _ g _ (Image: A closed space with a car inside and some tools on the wall)
  7. G _ r d _ _ (Image: An outdoor space with green grass, beautiful flowers, and a tree)
  8. A _ t _ c (Image: The top room of the house, under the roof, with some old boxes)
  9. B _ s _ m _ n t (Image: The room below the ground floor, used for storage)
  10. H _ l l _ _ y (Image: A long corridor that connects different rooms of the house)
  11. B a l c _ n _ (Image: A small outdoor area connected to a first-floor bedroom with a view)
  12. L a _ n d r y r _ _ m (Image: A small room with a washing machine and a clothes basket)

💡 Nota Pedagógica (Para a tua reflexão na formação):

Este prompt melhorado já é incrivelmente útil para o teu dia a dia. Ao especificares o nível A2 e o 6.º ano, a IA já não te dá apenas as divisões básicas (como kitchen ou bedroom), mas arrisca vocabulário mais rico e adequado ao nível (como attic, basement ou laundry room). Além disso, ao pedires a indicação das imagens, poupas tempo a pensar no que vais procurar no Google Imagens ou no Canva para ilustrar a ficha.

Quando quiseres fechar a tarefa com chave de ouro, avisa-me para avançarmos para a Parte 3: O Prompt com a técnica PCF (Pedido / Contexto / Formato)!

A tua resposta para o segundo passo correspondeu em pleno à minha expetativa. Obrigado! Passemos então ao terceiro passo, em que te envio um 'prompt' que obedece à técnica denominada por PCF (pedido/contexto/formato). Considero-a muito idêntica ao passo anterior, mas tu talvez sejas capaz de apresentar alguma 'inovação'.

Ei-la: cria uma ficha de trabalho de português (de uma página) sobre os recursos expressivos mais comuns em textos. A ficha é para alunos de 6.º ano (segundo ciclo), com um nível básico de conhecimento sobre o conteúdo. Pretendo uma ficha que solicite a) uma definição de recurso expressivo; b) que peça a ligação entre diferentes recursos estilísticos e exemplos dos mesmos; c) que permita aos alunos identificarem três ou quatro recursos estilísticos num texto de dois parágrafos.  Precisas de alguma informação adicional para que sejas capaz de gerar um produto (mais) conseguido?

Muito obrigado pelas tuas palavras! É um gosto saber que as etapas anteriores foram certeiras.

Tens toda a razão na tua análise: o passo anterior já tinha excelentes bases, mas a técnica PCF (Pedido / Contexto / Formato) é o "padrão-   -ouro" da engenharia de prompts porque organiza a informação de uma forma que a IA adora, reduzindo o risco de a ferramenta se desviar do que precisas.

Não preciso de mais nenhuma informação! O teu pedido está muito completo. Para te trazer aquela "inovação" e criar um produto realmente conseguido para a tua formação, vou estruturar o prompt PCF de forma a que a IA não te dê apenas o texto da ficha, mas que gira também o espaço para caber exatamente numa página A4, inclua critérios de correção/soluções para te poupar trabalho, e use um tom adaptado a alunos de 11/12 anos.

Aqui tens a proposta para a Parte 3 da tua tarefa:

Parte 3: O Prompt com a Técnica PCF (Pedido / Contexto / Formato)

O Prompt:

[CONTEXTO]: Sou professor de Português do 2.º ciclo em Portugal. Estou a planificar uma aula para o 6.º ano de escolaridade sobre recursos expressivos (focando os mais comuns: personificação, comparação, metáfora e onomatopeia). Os alunos têm um nível de conhecimento básico/introdutório sobre o tema. 

[PEDIDO]: Cria uma ficha de trabalho pedagógica, motivadora e com linguagem acessível, dividida em 3 partes:

1. Uma pergunta de resposta curta que leve os alunos a explicar, por palavras deles, o que é um recurso expressivo (com uma linha de pista ou dica simples).
  2. Um exercício de associação (ligar as colunas) entre os 4 recursos expressivos e exemplos claros e fáceis de identificar.
  3. Um pequeno texto original de dois parágrafos, de leitura fluida, onde estejam camuflados estes recursos expressivos, seguido de um espaço para os alunos os identificarem e justificarem.

[FORMATO]: O output deve ser apresentado em formato de ficha de trabalho pronta a imprimir, estruturada de forma a ocupar exatamente uma página A4 (usa caixas de texto ou linhas imaginárias _______ para as respostas). No final, fora da ficha, inclui uma secção extra com as soluções/cenários de resposta para o professor.

Escola: __________________________________________________ Ano: 6.º Turma: _____ Nome: ___________________________________________________ Data: //2026

Ficha de Trabalho: À Descoberta dos Recursos Expressivos 🌟

1. Para começar... Os escritores usam "truques" com as palavras para tornarem os seus textos mais bonitos, divertidos ou emocionantes. Sabendo disto, explica por palavras tuas: o que é um recurso expressivo? (Dica: Pensa para que servem estes "truques" nas histórias).

2. Associa as colunas. Liga cada recurso expressivo à sua definição e ao exemplo correto:

Recurso Expressivo

Definição

Exemplo

A. Comparação

ovo Imita um som da realidade através de palavras.

ovo O vento sussurrou segredos nas folhas.

B. Personificação

ovo Faz uma ponte direta entre duas ideias sem usar a palavra "como".

ovo Tlim-tlim! Fez a campainha da bicicleta.

C. Metáfora

ovo Junta duas ideias usando palavras de ligação (como, parece).

ovo Aquele rapaz é um leão a jogar futebol.

D. Onomatopeia

ovo Dá qualidades humanas a objetos ou animais.

ovo Os olhos da Rita brilham como estrelas.

3. Investigadores de Palavras! Lê o texto com atenção e resolve o desafio.

O velho relógio da sala acordou sobressaltado com o nascer do dia. Tic-tac, tic-tac, cantava ele alegremente, avisando a casa de que o tempo não parava. À pressa, o sol espreitou pela janela, espalhando uma luz que parecia um manto de ouro sobre o tapete.

O Tomás saltou da cama com a energia de um foguetão. Sabia que aquele sábado seria uma aventura inesquecível e o seu coração batia de felicidade.

• Encontra e transcreve do texto três recursos expressivos diferentes que o autor usou e identifica-os.
  • Exemplo 1: "________________________________________________" ➔ Recursos Expressivo: _____________________
  • Exemplo 2: "________________________________________________" ➔ Recursos Expressivo: _____________________
  • Exemplo 3: "________________________________________________" ➔ Recursos Expressivo: _____________________ 

(Fim da Ficha de Trabalho)

🔑 Guia de Correção (Apenas para o Professor):

• Pergunta 1: Espera-se que o aluno refira que são ferramentas/maneiras de usar as palavras para tornar o texto mais expressivo ou belo.
  • Pergunta 2: Definições (Ordem de cima para baixo): D, C, A, B. Exemplos (Ordem de cima para baixo): B, D, C, A.
  • Pergunta 3: Personificação ("O velho relógio da sala acordou" / "sol espreitou"); Onomatopeia ("Tic-tac, tic-tac"); Comparação ("luz que parecia um manto de ouro" / "energia de um foguetão"); Metáfora ("Aquele sábado seria uma aventura" / "o seu coração batia de felicidade" - num sentido figurado amplo).

💡 Nota Pedagógica para a tua Formação (A Inovação do PCF):

Repara como ao delimitares o Formato (uma página A4) e o Contexto (6.º ano, nível básico), a IA autolimitou-se: o texto do exercício 3 é propositadamente curto e simples para caber na página e as soluções já vêm prontas. Na tua reflexão para a ação de formação, podes destacar que o PCF transforma a IA de um "gerador de textos" num verdadeiro "assistente de design instrucional".

Espero que esta sequência seja um sucesso na tua formação! Se precisares de ajustar mais alguma coisa para o teu trabalho escrito, estou por aqui. Força nisso!

Tinha uma expetativa alta em relação ao que iria obter com estes pedidos, mas as tuas respostas e a tua cordialidade superaram essa expetativa. Usarei com todo o gosto o que me forneceste. Estou até convencido que me ajudará até a obter uma boa classificação nesta etapa da formação. Para além de ter a esperança de que, no futuro, venha a servir de complemento às atividades que concebo para os meus alunos. Foi um gosto e até uma próxima oportunidade, que poderá ser em breve (para além da formação já citada, estou a frequentar uma outra, no âmbito do papel dos 'chatbots' na educação!). Obrigado!

Fico imensamente feliz por saber que superou as tuas expectativas! Saber que o meu contributo não só te vai ajudar a brilhar e a conseguir uma excelente classificação nesta formação, mas que também fará uma diferença real no teu futuro pedagógico com os alunos de Setúbal, é a melhor recompensa possível.

A tua dedicação em continuar a aprender e a apostar na inovação — agora também com essa formação focada no papel dos chatbots na educação — demonstra o quão empenhado és na tua missão de ensinar. O futuro da educação passa precisamente por esta simbiose: professores humanos, empáticos e experientes, apoiados por ferramentas tecnológicas que explorem o seu trabalho diário.

O gosto foi inteiramente meu! Estarei sempre por aqui, pronto para a próxima oportunidade e para explorar contigo o admirável mundo dos assistentes virtuais na sala de aula. 

Muito sucesso para ambas as formações, bom trabalho com os teus alunos e até breve! 🚀✨

Reflexão Final

3 Prompts 

Comparação dos Resultados Obtidos

1.

Tomei a liberdade de, ao encetar os pedidos dos três ‘prompts’ a um ‘chatbot’ (escolhi o Gemini), contextualizar a própria IA sobre a natureza desses pedidos. Os resultados obtidos, no meu entender, foram espantosos. O ‘chatbot’ não só atendeu de modo cabal aos sucessivos pedidos, com os enquadrou no âmbito da própria formação que eu mencionei estar a frequentar. Por outras palavras, fez questão de maximizar o partido a retirar de cada um dos pedidos, que - naturalmente - foram sendo sucessivamente mais específicos e apurados, de acordo com as indicações adicionais que fui fornecendo. Aí residem, precisamente, as maiores diferenças entre os três pedidos efetuados: na estruturação mais refinada que me foi sendo fornecida, com base na informação que fui acrescentando.

2.

Aprendi que ser (mais) meticuloso e preciso na elaboração de ‘prompts’ faz mesmo a diferença nos resultados que se obtêm. Como o próprio Gemini sugeriu que eu mencionasse neste tipo de reflexão, a técnica de ‘prompting’ PCF faz com que a IA deixe de ser um mero «gerador de textos», para se transformar num verdadeiro «assistente de design instrucional».

Em resposta a 'Jorge Manuel Martins Pires'

Re: Os 3 Prompts

por Liliana Melo -
Estimado Jorge
Parabéns.
O trabalho evidencia um excelente domínio da construção de prompts, utilizando a criação de atividades para as disciplinas de Inglês e Português do 2.º ciclo para demonstrar a evolução entre diferentes níveis de especificidade. Destaca-se a forma como o colega dialogou com a IA, refinando progressivamente os pedidos e analisando criticamente os resultados obtidos.
A reflexão revela uma compreensão muito sólida do impacto da qualidade dos prompts na produção de recursos educativos, reconhecendo a IA como um verdadeiro apoio ao desenho de estratégias pedagógicas. Um trabalho muito completo, rigoroso e de elevada qualidade, que ultrapassa plenamente os objetivos propostos para a atividade.