A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Tarefa assíncrona - Os 3 PROMPTS

Os 3 Prompts

Os 3 Prompts

por Jorge Manuel Martins Pires - Número de respostas: 1

Conversa com o Gemini

Olá, Gemini! Estou neste momento a frequentar uma ação de formação docente (sou professor de inglês e português do 2.º ciclo, em Setúbal, Portugal) sobre a importância da criação de 'prompts' eficazes caso pretenda o auxílio da inteligência artificial na criação de ferramentas educativas para o meu quotidiano na sala de aula. Nesse contexto, foi-    -me solicitada uma tarefa dividida em três partes, na qual vou começar por solicitar-te um 'prompt' simples, depois um 'prompt' melhorado e, por fim, um 'prompt' com a aplicação da técnica PCF (pedido/contexto/formato).

Posso contar com a tua ajuda na realização dessa tarefa?

Olá! É um enorme prazer ajudar um colega (mesmo que virtual) da educação. Setúbal é uma região fantástica e o 2.º ciclo é uma etapa crucial, onde a criatividade nas aulas de Português e Inglês faz toda a diferença para motivar os alunos.

Podes contar comigo a 100%! Essa tarefa é excelente para perceber como pequenas nuances na forma como comunicas com a IA podem transformar uma resposta genérica numa ferramenta pedagógica brilhante e pronta a usar.

Para fazermos isto da forma mais dinâmica e útil para ti, queres escolher um tema ou objetivo específico para os prompts?

Exemplos: Criar uma ficha de leitura para o Português, planificar um jogo de vocabulário (Vocabulary Game) para o Inglês, ou criar um texto curto com perguntas de interpretação.

Diz-me o que preferes e avançamos já para a Parte 1 (o prompt simples)!

Estou pronto! segue então o primeiro passo da tarefa: cria uma atividade sobre divisões da casa, na disciplina de inglês.

Vamos a isso! Para esta primeira parte, o objetivo é mostrar como um pedido direto e sem grandes detalhes gera um resultado que, embora útil, costuma ser mais genérico.