A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Os 3 PROMPTS

Desafio dos 3 prompts

Desafio dos 3 prompts

por Ana Luísa Pereira - Número de respostas: 1

Prompt 1

No âmbito do Dia da Terra sugere-me uma atividade para alunos do 4.º ano.

Prompt 2

No âmbito do Dia da Terra sugere-me uma atividade para uma turma de 4.º ano de 1.º CEB, 28 alunos, de caráter lúdico que inclua uma música e uma tarefa de escrita.

Prompt 3 - IA

Sugere-me um prompt que crie uma atividade no âmbito do Dia da Terra para alunos do 4.º ano, 1.º ciclo.

A atividade deve incluir uma música e uma tarefa simples de escrita.

Prompt IA:

Cria uma atividade educativa sobre o Dia da Terra para alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo (idades entre 9 e 10 anos).

A atividade deve ser simples, divertida e adequada ao contexto de sala de aula.

Inclui:

• um pequeno momento musical com uma canção relacionada com a natureza, reciclagem, planeta Terra ou proteção do ambiente;
  • uma tarefa prática simples para os alunos realizarem após ouvirem a música;
  • instruções claras para o professor;
  • duração aproximada da atividade (20 a 30 minutos);
  • objetivos de aprendizagem;
  • linguagem adequada a crianças do 1.º Ciclo.

A tarefa deve exigir poucos materiais e promover consciência ambiental, criatividade e participação dos alunos.

Se quiseres, também posso:

• criar já a atividade completa;
  • adaptar para português de Portugal;
  • incluir uma música específica do YouTube;
  • fazer uma versão mais artística, científica ou lúdica;

Reflexão

Um prompt simples diz à IA o que queremos. Um prompt melhorado por nós já tenta explicar como queremos. Mas um prompt sugerido pela própria IA vai mais longe: ele adapta estrutura, contexto, detalhes e intenção de forma estratégica para obter respostas mais precisas e úteis.

Muitas vezes, aquilo que pensamos ser suficiente não inclui nuances importantes. A IA, ao sugerir um prompt, consegue antecipar lacunas, organizar objetivos e transformar um pedido genérico numa instrução realmente eficaz. No fundo, não é apenas “escrever melhor”: é comunicar de forma mais inteligente com a ferramenta.

Em resposta a 'Ana Luísa Pereira'

Re: Desafio dos 3 prompts

por Liliana Melo -

A colega Ana Luísa apresentou um trabalho muito objetivo, bem organizado e centrado na temática do Dia da Terra para alunos do 4.º ano. Destaca-se a evolução dos prompts, evidenciando uma progressiva definição do contexto, das características da turma e dos objetivos da atividade.

A reflexão demonstra uma compreensão muito clara das vantagens de utilizar a IA não apenas para gerar conteúdos, mas também para aperfeiçoar a construção dos próprios prompts. Revela ainda capacidade crítica na análise dos resultados obtidos e das potencialidades pedagógicas destas ferramentas.

Parabéns! Objetivo plenamente atingido!

Liliana Melo