Prompt 1
No âmbito do Dia da Terra sugere-me uma atividade para alunos do 4.º ano.
Prompt 2
No âmbito do Dia da Terra sugere-me uma atividade para uma turma de 4.º ano de 1.º CEB, 28 alunos, de caráter lúdico que inclua uma música e uma tarefa de escrita.
Prompt 3 - IA
Sugere-me um prompt que crie uma atividade no âmbito do Dia da Terra para alunos do 4.º ano, 1.º ciclo.
A atividade deve incluir uma música e uma tarefa simples de escrita.
Prompt IA:
Cria uma atividade educativa sobre o Dia da Terra para alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo (idades entre 9 e 10 anos).
A atividade deve ser simples, divertida e adequada ao contexto de sala de aula.
Inclui:
- um pequeno momento musical com uma canção relacionada com a natureza, reciclagem, planeta Terra ou proteção do ambiente;
- uma tarefa prática simples para os alunos realizarem após ouvirem a música;
- instruções claras para o professor;
- duração aproximada da atividade (20 a 30 minutos);
- objetivos de aprendizagem;
- linguagem adequada a crianças do 1.º Ciclo.
A tarefa deve exigir poucos materiais e promover consciência ambiental, criatividade e participação dos alunos.
Se quiseres, também posso:
- criar já a atividade completa;
- adaptar para português de Portugal;
- incluir uma música específica do YouTube;
- fazer uma versão mais artística, científica ou lúdica;
Reflexão
Um prompt simples diz à IA o que queremos. Um prompt melhorado por nós já tenta explicar como queremos. Mas um prompt sugerido pela própria IA vai mais longe: ele adapta estrutura, contexto, detalhes e intenção de forma estratégica para obter respostas mais precisas e úteis.
Muitas vezes, aquilo que pensamos ser suficiente não inclui nuances importantes. A IA, ao sugerir um prompt, consegue antecipar lacunas, organizar objetivos e transformar um pedido genérico numa instrução realmente eficaz. No fundo, não é apenas “escrever melhor”: é comunicar de forma mais inteligente com a ferramenta.