A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha viagem... a minha descoberta

A minha viagem... a minha descoberta

por Margarida do Carmo Venâncio Pires - Número de respostas: 0

1. Quem sou?

Chamo-me Margarida Pires, sou do grupo 520, Biologia e Geologia e leciono no Agrupamento de Escolas Silvessul. Este ano encontro-me a lecionar Ciências Naturais ao 7º e 8º ano de escolaridade.

2. O que faço aqui?

Pretendo, com esta formação, desenvolver competências para compreender melhor a diversidade cultural presente nos contextos educativos e aprender estratégias que promovam a inclusão, o respeito e o diálogo intercultural, uma vez que tenho alunos de várias nacionalidades. Quero também refletir sobre o papel da educação na construção de uma escola mais aberta, participativa e capaz de valorizar as diferenças entre os alunos.

3. Porque vim por este caminho / quem me trouxe

Vim por este caminho porque precisava de horas de formação e ao pesquisar neste centro esta ação despertou o meu interesse pois será uma mais valia na minha prática educativa uma vez. Quem me trouxe foram os meus alunos uma vez que tenham mais de 15 nacionalidades presentes nas minhas turmas.

4. Para onde vou?

Nesta formação, pretendo evoluir da compreensão da diversidade cultural para a aplicação de práticas que promovam o diálogo intercultural em contexto educativo.

Pretendo adquirir estratégias e ferramentas que me permitam promover a inclusão, a comunicação e o respeito entre alunos de diferentes contextos culturais.

Quero melhorar a minha capacidade de lidar com a diversidade em sala de aula, criando um ambiente ainda mais inclusivo e baseado no diálogo.

5.O que e/ou levarei sempre comigo?

Levarei comigo os conhecimentos adquiridos sobre interculturalidade, mas sobretudo a consciência da importância do respeito, da empatia e do diálogo entre culturas. Levarei também novas formas de olhar a diversidade como uma riqueza e não como um desafio. Uma maior sensibilidade para compreender o outro, a capacidade de escutar diferentes perspetivas e a vontade de promover um ambiente mais inclusivo e respeitador. Levarei estratégias e ferramentas que me ajudarão a promover o diálogo intercultural, bem como atitudes de abertura, respeito e valorização das diferenças no contexto educativo.