A escola, espaço privilegiado para a prevenção de atitudes discriminatórias, deve promover um ambiente de inclusão, de respeito pela multiculturalidade e deve apostar no diálogo intercultural. Mais que ensinar conteúdos nas variadas vertentes do saber, a escola deve primar por formar cidadãos esclarecidos, responsáveis e autónomos, com espírito democrático e pluralista, com valores fundamentais bem vincados e que saibam exercer os seus direitos e deveres, tendo sempre por base o diálogo e o respeito pelo “Outro”. A escola onde estou a lecionar não é exceção. Através de vários projetos, o meu agrupamento tem revelado a preocupação em integrar, de forma plena no seio escolar, os alunos oriundos de outros países que vão chegando à nossa escola.
Neste sentido, destaco algumas ações desenvolvidas, a saber: a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento tem desencadeado várias ações que visam a consciencialização para os Direitos Humanos, a educação intercultural, a educação para o desenvolvimento, a educação para a paz, entre outros, recorrendo muitas vezes a intervenientes externos que fazem ações de sensibilização junto dos alunos. A escola encontra-se envolvida no projeto Erasmus+ que tem por objetivo a troca de experiências culturais entre os vários países europeus, promovendo a multiculturalidade e o diálogo intercultural, aspeto que tem contribuído para a construção do “Eu plural” em todos os alunos envolvidos nesta iniciativa. A PSP é um parceiro fundamental e assíduo no espaço escolar. Através das suas ações de sensibilização para o Bullying e Ciberbullying tem garantido a reflexão para estas questões, nomeadamente, as que estão na base da discriminação por questões culturais. A escola assinala, também, o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, levando os alunos a refletirem sobre esta questão e a realizarem diversas ações, que culmina com a dinamização da atividade “Laço Azul”. São ainda assinaladas várias efemérides, por exemplo pelo departamento de línguas, que nos permitem conhecer tradições culturais de outros países.
Estes são alguns exemplos de atividades que atuam na prevenção de atitudes discriminatórias no seio da comunidade escolar. Porém, estas medidas partem muitas vezes de dentro da sala de aula. Atendendo à minha disciplina, História, esta reflexão é constantemente feita, tendo em conta os diversos conteúdos que a disciplina aborda. Como tal, é usual trazer estes temas para discussão, tendo sempre o objetivo de sensibilizar e de os fazer refletir sobre as questões relacionadas com os Direitos Humanos, mas também, a cada vez mais premente reflexão sobre a defesa dos direitos, liberdades e garantias individuais/coletivas consagradas na Constituição da República Portuguesa. Para além disso, tenho a preocupação de passar alguns valores que considero fundamentais, como o respeito, a empatia, a solidariedade, a generosidade e a gentileza.