A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Fórum de Discussão

O silêncio de Deus

O silêncio de Deus

por Maria Ruivo Pouca-Pena Bravo Ferreira - Número de respostas: 2

Ocorreu-me pensar o 'silêncio de Deus', a partir da obra Silêncio de Shusako Endo: 'Senhor, porque te calas? Porquê te obstinas no teu silêncio?'

O que dita a minha sensibilidade:

o silêncio de Deus que aparece como experiência-limite diante do sofrimento humano, que aparece também, como solidão (divina e humana), traduzida eventualmente, em angústia e responsabilidade ética, o silêncio de Deus encarado como escandaloso e que sustenta a impotência e a espera. Um silêncio que dói.

Em resposta a 'Maria Ruivo Pouca-Pena Bravo Ferreira'

Re: O silêncio de Deus

por Tiago Miguel Marques Ribeiro -
Olá, Lurdes sorriso

Deixo-te com uma passagem intrigante - e possivelmente difícil de aceitar - de Simone Weil

" A criação é um acto de amor e é contínua. A cada instante a nossa existência é amor de Deus por nós. Mas Deus não pode amar senão a si mesmo. O seu amor por nós é amor por através de nós. Assim, ele que nos dá o ser, ama em nós o nosso consentimento em não ser. A nossa existência é feita penas da sua espera, do nosso consentimento em não existirmos. Continuamente, mendiga junto de nós essa existência que nos concede. Concede-la para no-la mendigar."

"É Deus que, por amor, se afasta de nós, de modo a que nós possamos amá-lo."

Simone Weil, A Gravidade e a Graça, p. 37.

Deixa-me recomendar-te também o mais recente livro de Byung-Chul Han publicado entre nós, um diálogo com S. Weil, que se chama "Conversas sobre Deus".
Acho que ias gostar!