A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

"A minha viagem...a minha descoberta"

"A minha viagem...a minha descoberta"

por Paula Chichorro Bilé - Número de respostas: 0

A minha viagem começou há muitos anos quando, ainda criança, queria ser arqueóloga ou professora de inglês. Com as alergias que tenho às vezes penso que foi bom não ter seguido arqueologia!

Licenciei-me em Ensino de Inglês e Alemão em 1999 e desde então tenho percorrido várias escolas do país. Foi dificil deixar a família e fazer tantos quilómetros por essas estradas de tantos desconhecidas, madrugadas fora. Agora que finalmente consegui "aportar" pertinho de casa revejo com saudades todas as pessoas e belas localidades que tive a sorte de conhecer. Enriqueceu-me imenso enquanto professora, mas também enquanto pessoa. Trago na minha "bagagem" experiências e vivências de várias realidades, desde o interior "esquecido" até à capital onde me senti sózinha no meio da multidão. 

Vivemos num mundo cada vez mais interligado, onde a escola deixou de ser apenas um lugar de transmissão de conteúdos académicos para se tornar um espaço de encontro de geografias, línguas e vivências distintas. Neste cenário, formação em interculturalidade para educadores e professores não é apenas um "extra" curricular, mas uma competência essencial para garantir o sucesso educativo e a paz social. A interculturalidade na educação deve pretender que a diversidade não seja vista como um obstáculo ou um problema a resolver, mas como uma riqueza. Um professor deve saber como integrar os saberes, as histórias e as línguas maternas dos alunos no processo de aprendizagem. Isso transformará a sala de aula num laboratório de cidadania global, onde a diferença é o motor da curiosidade e não da exclusão. 

Desta formação pretendo sair mais rica relativamente a como proceder à integração das diversas culturas em sala de aula e a facilitar a transição e garantir que a diversidade não resulte em isolamento, agindo como mediadora entre a cultura de origem do aluno, a cultura da escola e o novo contexto social em que este se insere. 

Espero que a minha viagem se continue a fazer de experiências enriquecedoras e que consiga deixar um pouquinho de mim nos meus alunos, que saiam das minhas aulas "fulfilled" e confiantes. Que a variedade de culturas e línguas nos sirvam para nos tranformarmos em seres humanos melhores, num Mundo de caos.