A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

por Carla Filipa Ferreira Bernardes - Número de respostas: 0

Ao inscrever-me nesta formação tenho como objetivo alargar as minhas competências e conhecimentos, bem como adquirir ferramentas e metodologias que me permitam fazer face às dificuldades e desafios que possam surgir na minha prática docente. O tema da interculturalidade é atual e exige que todos estejamos preparados para esta crescente realidade que vivemos, nomeadamente, no nosso país. Considero que todos temos o dever e a responsabilidade de acolher e integrar o Outro, de o fazer sentir parte integrante num novo (re)começo que é desafiante e, muitas vezes, cheio de obstáculos. Por isso, é fundamental que haja respeito mútuo, interajuda e um diálogo cooperante que permita a superação desses desafios. Cabe-nos, sobretudo, olhar o Outro com empatia e solidariedade tentando afastar preconceitos e estereótipos que fazem parte do nosso quotidiano, pois só assim, podemos construir democracias inclusivas e sociedades justas, cujo respeito pelos Direitos Humanos seja uma prioridade.

Acredito que, através das experiências partilhadas pelos diferentes colegas, irei sair desta formação com uma visão mais ampla e esclarecida sobre esta temática.