A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

Paula Pereira

Paula Pereira

por Paula Cristina Esperanço Pereira - Número de respostas: 1

1) Quem sou? Professora de Inglês e Alemão, 3º ciclo e secundário, cursos profissionais, na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha

2) O que faço aqui? Quero aprender estratégias de inclusão de como lidar com a crescente diversidade cultural de alunos na minha sala de aula

3)  Porque vim por este caminho? Aceitei o desafio de uma colega que partilha as mesmas preocupações sobre a escola atual. Além disso, acho o tema interessante, fascinante e, por isso, inscrevi-me. Também preciso de creditação.

4) Para onde vou? Penso que esta ação vai servir para me ajudar a adquirir as ferramentas necessárias sendo o ponto de partida para uma verdadeira integração, inclusão dos meus alunos numa escola que deve ser mais inclusiva

5) O que ou quem levarei sempre comigo? A minha empatia e curiosidade pelo conhecimento de novas culturas. A ânsia de querer aprender sempre mais como motivação.  Além disso, também levarei os meus colegas de profissão, os companheiros de luta que partilham a mesma curiosidade e mesma procura em ajudar a construir um mundo melhor: mais pacifico e solidário.

Reflexão sobre a interculturalidade na educação- Na minha opinião, a interculturalidade na educação é essencial para construir escolas mais inclusivas e justas. Cabe, nós, educadores promover o respeito, o diálogo e a valorização da diversidade, integrando diferentes perspetivas no ensino. Assim, a escola deve ser um espaço de acolhimento onde cada aluno possa ser visto, ouvido e respeitado. É neste ambiente que se formam cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para viver em sociedade. O desafio é grande, mas o impacto é profundo e duradouro.