A comunicação, através da linguagem e do corpo, constituem um verdadeiro desafio ao longo da vida. Pelo menos, para mim, assim tem sido. Saber comunicar e não nos deixarmos levar logo pelas emoções, pode evitar muitos problemas. O(A) professor(a) tem este desafio acrescido pelo facto de todos os dias ser "posto à prova" nesta dimensão tão exigente da sua profissão.
O(A) professor(a) que diz a uma criança, do primeiro ciclo, "diz ao teu Encarregado de Educação para não se meter no meu trabalho!" pelo facto do Encarregado de Educação ter ajudado a criança a fazer o TPC como sabia, tem muito a aprender sobre saber comunicar.
O(A) professor(a) que diz a uma criança do terceiro ciclo: "tu nunca vais dar nada na vida" tem muito para refletir sobre a sua prática.
E poderia dar muitos exemplos, com os quais me tenho vindo a cruzar ao longo destes anos de convívio com muitas formas de estar e trabalhar na profissão.
Uma palavra, uma frase, uma atitude menos correta pode marcar para sempre uma criança. Cada um, carrega uma história na sua mochila da vida. Cabe-nos a nós, os adultos dentro da sala, tornar essa mochila mais leve e não mais pesada. Fica a reflexão.
Porque ensinar para o(a) aluno(a) ideal, é fácil. A prova dos 9 está nos outros. Nos(as) alunos(as) desafiantes.
"Que interessante! resolveste o exercício de forma diferente! Cá na sala, para já, vamos fazer desta forma como eu vos ensinei na aula"... (ao invés de "Diz ao teu EE para não se meter no meu trabalho!")
"António, tens que trabalhar mais. Se o fizeres com consistência, acredito que vais conseguir. Se precisares da minha ajuda, diz!".
(ao invés de dizer: "Tu não vais chegar a lado nenhum na vida!")