Olá!
Para a criação de um recurso pedagógico na minha disciplina, Matemática, optei pelo Mizou e, desta vez, direcionei o trabalho para o módulo de Programação Linear dos Cursos Profissionais, que atualmente pode ser lecionado em qualquer ano de escolaridade do ensino secundário, em função do currículo dos cursos.
Por se tratar de uma ferramenta de Inteligência Artificial completamente nova para mim, estive algum tempo a configurar a mesma, tentando compreender o seu funcionamento e o efeito dos prompts inseridos.
O trabalho desenvolvido deu origem ao seguinte chatbot: https://mizou.com/login-thread?ID=uo_vlO40VnmMDoYpQouUvNwfYENJY5gbLFK2XGyXj7k-126281
O Mizou revelou-se uma ferramenta muito útil para criar uma experiência interativa e centrada no aluno. Permitiu transformar um conteúdo matemático, como a programação linear, em desafios mais dinâmicos e contextualizados. Como vantagem, destaca-se a possibilidade de adaptação às respostas dos alunos e o feedback imediato. Como limitação, verificou-se alguma dificuldade na geração de texto em português, apresentando por vezes erros linguísticos, o que exige revisão por parte do professor. Também requer algum tempo inicial de configuração e validação pedagógica.
Ainda assim, fiquei muito satisfeita com o resultado final e com o seu potencial.