A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Ana Paula Vilar de Pinho - Número de respostas: 0

Todos os projetos que assentam na diversidade cultural na escola, pretendem sensibilizar professores, alunos e toda a comunidade escolar, sobre a importância de valorizar e respeitar as particularidades culturais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. O objetivo principal do projeto é promover a conscientização e o respeito à diversidade cultural entre alunos e professores, criando um ambiente escolar mais inclusivo e harmonioso. Através de atividades práticas e educativas, procura-se integrar diferentes culturas no quotidiano escolar, fortalecendo a identidade cultural de cada aluno e promovendo o diálogo intercultural.

Na escola onde lecionei no ano transato, a integração dos mediadores culturais, revelou-se numa mais valia, uma vez que conseguiram num curto espaço de tempo, reduzir as distâncias sentidas entre as famílias estrangeiras e a escola. No meu ponto de vista, a sua ação e o frequente contacto com estas famílias permitiram encurtar caminhos que até então pareciam bem mais distantes.

Neste sentido, penso que foi uma aposta ganha, mas que devia ganhar ainda mais força e poderem ser contratadas mais pessoas para o exercício destas funções.