A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

FÓRUM DE DISCUSSÃO

Desafio da sessão nº 3-Ética, estereótipos e responsabilidade

Desafio da sessão nº 3-Ética, estereótipos e responsabilidade

por Ana Cristina da Silveira Martins - Número de respostas: 3

Relacionando o desafio com a imagem que publiquei neste fórum "O mural" de Lian Bononi(rosto com código de barras e etiqueta),considero que o risco ético surge quando deixamos de ver o indivíduo e passamos a ver apenas o rótulo.

Questão para os alunos: Quando vejo uma publicação, estou a avaliar a pessoa ou apenas a categoria em que a coloquei?

Em resposta a 'Ana Cristina da Silveira Martins'

Re: Desafio da sessão nº 3-Ética, estereótipos e responsabilidade

por Silina Dias Ribeiro -
Olá Olá...

Sei que a pergunta não é diretamente para mim, mas gostaria de dizer algo...
quando é uma publicação, por exemplo nas redes sociais, às vezes somos levados por diferentes "caminhos" ou até mesmo "opções":
- Se gosto de uma pessoa, posso ter tendência para acreditar mais facilmente no que ela publica.
- Se não gosto dessa pessoa, posso rejeitar a publicação sem verificar se é verdadeira.
- Se coloquei alguém na categoria de “pessoa em quem confio” ou “pessoa que diz coisas disparatadas”, essa categoria pode influenciar a minha interpretação.

Resumindo, por vezes a dificuldade está em gerir a imagem separando-a de quem a publicou...
Em resposta a 'Silina Dias Ribeiro'

Re: Desafio da sessão nº 3-Ética, estereótipos e responsabilidade

por Teresa Maria Simões Rodrigues Pedro -
Concordo e acrescentaria ainda, que antes de escolher uma publicação, deveríamos determo-nos para analisar até que ponto nós próprios estamos inconscientemente a ser influenciados pelos três pontos que a Silina indica.