A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

"A minha viagem...a minha descoberta"

"A minha viagem...a minha descoberta"

por Sónia Alexandra Ramalho Domingos - Número de respostas: 0

1. Quem Sou: Sónia Alexandra Ramalho Domingos, grupo 400, professora de História e Cidadania e Desenvolvimento na Escola Secundária Manuel de Arriaga na Horta, ilha do Faial.
2. O que faço aqui: tento compreender melhor o impacto da pluridimensão da interculturalidade no processo educativo e do seu impacto na comunidade escolar e local num momento em que existem alunos de diversas nacionalidades nas salas de aula e que possuem, cada um, a sua identidade própria e uma memória a preservar.
3. Porque vim por este caminho: pela necessidade de formação, mas, sobretudo, pela pertinência do tema nos dias de hoje e na sociedade portuguesa, muitas vezes abordado de forma pouco construtiva. Pretendo adquirir ferramentas para combater estigmas que identifico em relação à interculturalidade e para poder dar, no futuro, algum contributo para a edificação de uma escola mais inclusiva.
4. Para onde vou: a caminho de um melhor conhecimento, assim espero. A caminho, igualmente, de mais questões que se levantam com o próprio estudo das temáticas e para a escola, tentando gerir, da melhor forma, a sala de aula multicultural.
5. O que/quem levarei sempre comigo: os meus alunos, novas ferramentas de trabalho e os contributos de todos aqueles que me concederam espaço de partilha e partilharam comigo o seu conhecimento e um pouco das suas experiências profissionais e pessoais.