A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

À descoberta dos chatbots

Sala 1- Nelson Carneiro, Isabel Albuquerque, Sónia Maio, Noémia Lopes, Rosário Almeida

Sala 1- Nelson Carneiro, Isabel Albuquerque, Sónia Maio, Noémia Lopes, Rosário Almeida

por Sónia Isabel Cardona Maio - Número de respostas: 0

Gemini: 

Escreve um poema dramático ao estilo de Shakespeare sobre uma fotocopiadora que decide encravar precisamente cinco minutos antes de começar uma aula de exame. A fotocopiadora deve falar como se fosse um vilão de tragédia.

(Cena: Sala dos Professores, a penumbra da madrugada. Uma fotocopiadora antiga, iluminada por um sinistro brilho azul, ri-se sozinha enquanto o relógio avança implacavelmente.)

FOTOCOPIADORA

Eis o momento! O clímax da desgraça! Ressoa o sino como o fado escuro, E o tempo foge, foge e já não passa, Enquanto eu celo o vosso triste muro!

Ó pobres mortais de fito ambicioso, Que confiais vossos exames à minha engrenagem! O vosso pânico é doce e deleitoso, Alimenta a minha crua e fria imagem.

Cinco minutos... Sim, contai os segundos! O papel branco jaz puro no meu ventre, Mas eu decreto o colapso destes mundos: Nenhum tinteiro flui onde a treva entre!

(Ouviu-se um estalido metálico estridente, seguido de uma luz vermelha a piscar furiosamente.)

"PAPEL ENCRAVADO!" — Eis o meu veredito! Rói as tuas unhas, docente em desespero, Pois o meu silêncio é a morte do teu rito, E o meu bloqueio é o trono onde impero!

Que tipo de final tens em mente para esta peça trágica: os exames acabam por ser salvos à última hora ou a fotocopiadora triunfa para sempre?

Claude: 

Tradução simultânea Professorez → Pensamentozês 1. "Como dissemos na última aula…" "Eu disse isto. Está no sumário. Havia trinta testemunhas. Alguém aqui vai reconhecer que isto aconteceu." Subtexto: não é uma revisão, é a reconstituição de um crime em que a turma se declara inocente por desconhecimento. 2. "Vou esperar que estejam em silêncio" "Tenho 25 anos de serviço e nada melhor para fazer nos próximos 90 minutos. Vocês têm um intervalo. Façam as contas." Subtexto: declaração de guerra de atrito, em tom de sala de chá. O professor sabe que o silêncio chega sempre — a questão é quanto é que a turma está disposta a pagar por ele em minutos de recreio. 3. "Esta matéria não é difícil, basta estarem atentos" "Isto é difícil. Eu também tive de a estudar três vezes. Mas se admitir agora, perco metade da turma antes do primeiro exercício." Subtexto: pedagogia preventiva por negação. Traduz-se mais ou menos por "não entrem em pânico, que o pânico sou eu que o tenho". Bónus, se quiser ampliar o dicionário: "Alguma dúvida?" → "Por favor não. Faltam quatro minutos." "Vamos fazer um trabalho de grupo" → "Um de vocês vai fazer tudo. Eu sei quem. Ele também." "Isto não vai sair no teste… mas é cultura geral" → "Isto vai sair no teste." "Vamos só terminar esta ideia" → "Faltam sete diapositivos."