A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Explorar a plataforma Gemini Notebook

Maria do Rosário Albuquerque Almeida

Maria do Rosário Albuquerque Almeida

por Maria do Rosário Albuquerque de Almeida - Número de respostas: 1

Tarefa de Matemática - Trigonometria - 9.º ano

Infograma - LINK

Vídeo - LINK

Eu partilhei o caderno, mas não sei se fiz tudo correto, por isso envio os links dos dois recursos selecionados.

No dia da formação, comecei por criar um caderno sobre «Equações do 1.º grau» e explorei algumas das funcionalidades do NotebookLM, nomeadamente a criação de uma infografia, de um resumo de áudio e de um resumo de vídeo. Numa primeira abordagem, achei o processo um pouco confuso, pois exige algum tempo na seleção dos recursos. Porém, abandonei este tema, que utilizei no recurso que estava a criar no Gamma, e decidi explorar novamente a plataforma com o tema «Trigonometria» do 9.º ano, recorrendo a vídeos do Estudo em Casa e a fichas de trabalho em PDF.

A infografia pareceu-me prática e de fácil criação, mas o mesmo não aconteceu com o vídeo. Gerei três e não fiquei satisfeita com os resultados, sobretudo porque não apresentavam a resolução dos exercícios e a seleção das imagens nem sempre era adequada: algumas não apareciam e outras tinham um tamanho muito reduzido.

A principal conclusão que retiro é que devemos selecionar e fornecer fontes claras, completas e adequadas para obter melhores resultados. Apesar das potencialidades que reconheço à ferramenta, não fiquei fã do NotebookLM, pelo menos nesta primeira experiência de descoberta, uma vez que é necessário testar as diferentes opções de criação para perceber quais respondem melhor aos nossos objetivos. No entanto, esta exploração torna-se difícil no modo gratuito, que permite criar, no máximo, três recursos de cada tipo.

Anexo Guia_de_Trigonometria__Triângulo_Retângulo.png
Em resposta a 'Maria do Rosário Albuquerque de Almeida'

Re: Maria do Rosário Albuquerque Almeida

por Liliana Melo -

Estimada Maria do Rosário,

Obrigada pela partilha e pela participação nesta atividade.

A infografia sobre Trigonometria – 9.º ano apresenta uma organização muito clara e visualmente apelativa, sintetizando os conceitos essenciais do triângulo retângulo e das relações trigonométricas de forma acessível aos alunos. A utilização de elementos gráficos e da mnemónica SOH CAH TOA torna o recurso particularmente adequado para apoiar a compreensão e a memorização dos conteúdos.

Gostei também da honestidade da sua reflexão. A análise crítica que faz da utilização do NotebookLM demonstra uma exploração cuidada da ferramenta, reconhecendo tanto as suas potencialidades como as suas limitações. A importância que atribui à seleção de fontes de qualidade evidencia uma compreensão muito pertinente de um dos aspetos fundamentais para a obtenção de recursos eficazes com recurso à Inteligência Artificial.

Parabéns pelo excelente trabalho e pela reflexão crítica realizada.

Liliana Melo