A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Sara Carina Fonseca Santos Rouçado - Número de respostas: 0

Projeto Escol@colhe- acolher, integrar, incluir

Clube Ubuntu- empatia, respeito, solidariedade

Projeto Mosaico- diversidade, cultura, diálogo

Coro " Ensaio para todos"- música, partilha, talento

Mediadores linguísticos facilitadores da adaptação e inclusão dos alunos recém-chegados

Estes são apenas alguns exemplos do que está a acontecer no Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Odivelas, de há uns anos a esta parte.

A existência de clubes, atividades e projetos relacionados com a interculturalidade e a prevenção de atitudes discriminatórias numa escola é muito importante para promover um ambiente de respeito, inclusão e igualdade.

A escola é um espaço onde convivem os alunos com diferentes culturas, religiões, línguas, nacionalidades e formas de viver, sendo essencial valorizar essa diversidade.

Os clubes e projetos permitem que os alunos conheçam melhor outras culturas, tradições e costumes, contribuindo para o desenvolvimento da empatia, e da compreensão mútua. Através de debates, workshops, exposições, celebrações culturais e outras atividades, os estudantes aprendem a respeitar as diferenças e a reconhecer que a diversidade enriquece a comunidade escolar.

Por outro lado, os projetos de prevenção de atitudes discriminatórias ajudam a combater o preconceito, o racismo, a xenofobia, o bullying e outras formas de exclusão.

Estas iniciativas sensibilizam os alunos para a importância dos direitos humanos, da igualdade de oportunidades e da convivência pacífica, incentivando comportamentos responsáveis e solidários.