A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Currículo, Interdisciplinaridade e Pluralismo

A EMRC e o seu contibuto para trabalhar a Interculturalidade na Escola

A EMRC e o seu contibuto para trabalhar a Interculturalidade na Escola

por Rosária Maria Viegas Neves Pacheco - Número de respostas: 0

Continuação do meu Diário de Bordo

Relato do quarto dia de navegação

Entrei na sala de formação para me preparar para a tarefa nova do dia, mesmo sabendo que devido às muitas e muito interessantes partilhas das experiências e opiniões de todos os tripulantes, não foi fácil para a nossa capitã Diana Silva conseguir transmitir todos os preciosos conhecimentos que tinha preparado para nós. Por isso o trabalho de grupo agendado para esse dia foi substuído por uma participação individual. Foi-nos exibido uma roda de com as disciplinas curriculares e os seus objetivos... Infelizmente, nessa roda, não constava a área disciplinar EMR, da qual faz parte a minha disciplina. Embora sendo uma disciplina opcional, tem caráter curricular e o seu programa contribui de forma muito positiva na formação pessoa, social e religiosa dos alunos que a frequentam. E não é por acaso que ela possui tantos conteúdos onde podemos explorar a Interculturalidade e os seus objetivos.

Deixo aqui os muitos temas que contribuem para a interiorização da importância de respeitarmos e acolhermos  todas as pessoas, porque todas têm direito de ter uma vida digna, justa e têm igualmente direito a ter oportunidades para progredir e melhorar a sua condição de vida. Passo a elencá-los: 1º ano - Ter um coração bondoso; 2º ano - Ser amigo, Deus é Amor; 3º ano - A dignidade das crianças, Ser solidário; 4º ano - Crescer na Diversidade; 5º ano - Viver juntos, Construir a Fraternidade; 6º ano - A Pessoa Humana, A Partilha do Pão; 7º ano - As religiões, A paz universal; 8º ano - O amor humano, O ecumenismo; 9º ano - A dignidade da vida humana.

Limitei-me a elencar os temas que pertencem aos aonos escolares que leciono, mas eles continuam a se aprofundados no ensino secundário.

Todos estes temas que referi são propícios a serem contributos importantes na formação pessoal e social dos nossos alunos. E muitas vezes, enquanto trabalhamos os seus conteúdos programáticos, conseguimos dialogar com os nossos alunos sobre os desafios que a n«vinda de alunos de outros países nos coloca. Sem esquecer o contributo muito iinteressante e emotivo que esses mesmos alunos que são imigrnates/migrantes dão nas minhas aulas...

Aos vinte e três dias do mês de julho, do ano de dois mil e seis

Rosária Pacheco