Na minha escola temos um projeto que começou neste ano letivo para vinda de alunos cabo verdianos fazer cursos profissionais. Num dos cursos eu ministrava duas UFCD. Foi extremamente interessante a chegada desses 3 alunos vindos de Cabo Verde e a turma acolheu bem. Numa das aulas comecei a sentir alguma animosidade por parte dos alunos portugueses e tentei entender o que se passava! E diziam que os alunos cabo verdianos por vezes falavam crioulo nas aulas e no recreio e que sentiam que era mal deles... tentei explicar que efetivamente os alunos se estavam a adaptar e que por vezes precisavam de comunicar em crioulo até pela própria identidade...e foi passando...
Passado um tempo, numa das minhas aulas reparei que os cabo verdianos estavam a falar crioulo! E efetivamente eu passei perto e não estava a entender absolutamente nada... naquele momento, dentro da sala de aula, na minha aula, naquela situação senti uma certa marginalidade, senti-me colocado de parte...não sei explicar...e numa fração de segundos pensei...mando falar português?! Respeito a identidade deles?! Pergunto porque não falam português?!...enfim!! Na realidade resolvi abordar os alunos na turma e perguntar porque falavam crioulo na aula e naquele contexto... porque sentiam essa necessidade e que explicassem essa necessidade à turma! Eles efetivamente quando falavam/falam crioulo que não é sempre naturalmente...sentem a pátria perto, o "calor" cabo verdiano! No entanto, pediram desculpa por o terem feito e eu disse...nem pensar...eu é que tenho de pedir desculpa! Mas ainda hoje penso qual será a conduta mais correta ou se existe uma conduta mais correta! A realidade é que tenho ouvido crioulo, dizem-me algumas palavras! A turma já não liga muito à situação, mas também sinto que não estão ainda completamente confortáveis!