A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

por Mónica Luísa Rocheta Duarte - Número de respostas: 0

Quem sou? O meu nome é Mónica Duarte e tenho 53 anos. Leciono desde 1994 e, quatro anos depois, integrei a Escola EB 2,3 de Quarteira, onde permaneço até à atualidade. Pertenço ao grupo de recrutamento 220 - Português e Inglês do 2º ciclo e desempenho também as funções de diretora de turma de um 5º ano. Por esse motivo, leciono, igualmente, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se trabalham diferentes dimensões, entre elas o Pluralismo e diversidade cultural.  Estando inserida num meio escolar que desde sempre acolheu alunos oriundos de vários países (64 neste ano letivo), as temáticas relativas à interculturalidade sempre se mostraram importantes e atuais.

Que faço aqui? Perante os crescentes desafios e as mudanças de postura, nem sempre positivas, dos vários elementos que constituem a comunidade escolar, senti necessidade de procurar novas respostas para as problemáticas relativamente ao desrespeito e intolerância para com os alunos migrantes. Gostaria, portanto, de trabalhar no sentido de valorizar a diversidade cultural em contexto escolar.

Porque vim por este caminho? Vim por este caminho porque, no meu trabalho, contacto com pessoas de diferentes origens e reconheço a importância de compreender melhor as suas realidades. Quero adquirir novas "ferramentas" que me ajudem a promover a inclusão, a comunicação e o respeito pela diversidade. Uma vez que considero que a educação tem um papel fundamental na promoção da igualdade e do respeito, gostaria de conhecer novas estratégias para criar um ambiente onde todas as crianças e jovens se possam sentir valorizados, independentemente da sua cultura ou origem.

Para onde vou? Neste caminho que escolhi há muitos anos atrás, quero ser capaz de promover a inclusão, o respeito pela diversidade e a valorização das diferentes culturas, ajudando crianças e jovens a crescerem com uma visão mais aberta e tolerante do mundo.

O que e/ou quem levarei comigo?  Tentarei levar comigo as experiências destes 32 anos de ensino, os alunos e as suas famílias, pois contribuíram para o meu desenvolvimento enquanto pessoa e professora. Na mente, uma vontade constante de aprender estratégias para criar um ambiente onde todas as crianças e jovens se sintam valorizados, independentemente da sua cultura ou origem.