Quem sou? Olá ,chamo-me Aida Maria do Nascimento Rodrigues, sou professora do grupo 200-Português /História e Geografia de Portugal e leciono no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel . Acredito que ensinar é muito mais do que transmitir conhecimentos: é despertar a curiosidade, formar cidadãos críticos e ajudar cada aluno a descobrir o seu potencial. Vejo a interculturalidade como uma riqueza que aproxima pessoas, promove o respeito pelas diversas culturas e prepara os jovens para viverem numa sociedade heterogenia.
O que faço aqui?
Sendo professora de Português e História e Geografia de Portugal, estou a participar nesta viagem sobre a multiculturalidade, porque considero que é uma oportunidade importante para aprofundar os meus conhecimentos, desenvolver competências e enriquecer -me enquanto pessoa e professora ,podendo adotar estratégias para a minha prática letiva, uma vez que caminhamos cada vez mais para uma sociedade multicultural.
Porque vim por este caminho? Quis participar nesta viagem sobre a multiculturalidade por reconhecer a importância da valorização cultural e da sua diversidade, tanto na sociedade como na escola .Pretendo aprofundar conhecimentos e promover estratégias inclusivas de forma a favorecer um ambiente educativo baseado no respeito, na igualdade e na valorização das diferenças, contribuindo para uma prática pedagógica mais enriquecedora e adequada ás necessidades dos alunos. O que me trouxe foi o desejo de obter uma escola mais inclusiva, onde todas as culturas sejam respeitadas e vistas como uma oportunidade de aprendizagem.