A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Aida Maria do Nascimento Rodrigues - Número de respostas: 0

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias" Na minha escola temos um espaço que se chama Gabinete de apoio ao aluno(GAA).Este espaço constitui um espaço privilegiado de acolhimento ,escuta e intervenção, contribuindo para a prevenção de situações de discriminação ,exclusão e conflito. Através da promoção do respeito pela diversidade cultural, étnica, religiosa, linguística e social, o GAA desenvolve ações de sensibilização, acompanha os alunos em situação de vulnerabilidade e incentiva a diálogo, a empatia e a igualdade de oportunidades. Em articulação com os professores e as famílias o GAA identifica situações de risco e promove a mediação de conflitos e implementa estratégias que favorecem um ambiente escolar seguro, inclusivo e livre de preconceitos. Desta forma, contribui para a construção de uma comunidade educativa onde todos os alunos se sintam respeitados, valorizados e integrados.

Portugal é um país racista? Portugal é um país democrático e diverso, onde vivem pessoas de diferentes etnias, culturas e religiões. Igual a outros países, existem situações de racismo e discriminação, que afetam algumas pessoas e comunidades. Contudo também existe legislação ,instituições e projetos educativos que promovem a igualdade, a inclusão e o respeito pelos direitos humanos. Assim sendo é mais correto afirmar que Portugal não é de todo um país racista, sendo mais adequado dizer que existe algum racismo ,mas também existe a sua prevenção e combate que são uma responsabilidade de toda a sociedade

Guia para a prevenção e combate á Discriminação Racial nas escolas O guia é um documento que promove uma escola inclusiva, segura e respeitadora da diversidade. O guia incentiva as escolas a:Promover o respeito pela diversidade linguista identificar e intervir rapidamente em situações de discriminação ou racismo; sensibilizar alunos, docentes, não docentes e famílias para os direitos humanos e a igualdade; Desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e valorizar a interculturalidade; criar mecanismos de apoio ás vitimas e de responsabilização perante comportamentos discriminatórios.