A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

" A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

" A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Ofélia Figueiredo Moreira da Silva - Número de respostas: 0

A minha escola, situada no concelho de Espinho, integra uma comunidade escolar diversificada, marcada por diferentes origens culturais, socioeconómicas e familiares. Esta diversidade exige uma ação contínua de prevenção de comportamentos discriminatórios, assegurando um ambiente seguro, inclusivo e respeitador. O Projeto Educativo versa o compromisso de promover a igualdade de oportunidades, a valorização da diferença e o combate a todas as formas de discriminação: culturais, étnicas, linguísticas, religiosas, de género ou relacionadas com necessidades educativas específicas.

Assim sendo, todos anos se implementam várias práticas para prevenir atitudes discriminatórias nomeadamente: práticas pedagógicas em sala de aula como debates orientados sobre racismo, xenofobia, bullying, igualdade de género e inclusão em diferentes disciplinas( português, francês, inglês, história, geografia, cidadania)e nas aulas de Direção de Turma, utilizando-se várias ferramentas como vídeos, filmes, documentários, blogs...; análise de textos que abordam preconceitos, diversidade cultural ou exclusão social ( intertextualidade nas aulas de português); trabalhos de projeto, onde os alunos pesquisam e expõem à comunidade trabalhos diversificados sobre os diretos humanos, diversidade cultural e igualdade nas disciplinas de português, cidadania e educação visual; atividades de role-play como peças de teatro em alunos do 12º recriam um cenário onde pode surgir discriminação e apresentam às turmas do 3º ciclo na hora da DT e no domínio da oralidade no 9º ano e nos cursos profissionais em que cada aluno representa um determinado  papel, assumindo-se como  vítima, agressor, mediador, observador. Há também a semana da interculturalidade assim como o Dia Europeu das Línguas com exposições, gastronomia, apresentações culturais, histórias de vida...; parcerias com associações locais como com serviços municipais, PSP Escola Segura; projetos de tutoria entre pares para apoiar os recém-chegados ou em situação de vulnerabilidade; projeto Let´s Care com grupos de alunos que partilham experiências, dificuldades e estratégias de convivência  e promovem escuta e respeito com a equipa de Mediação Social; formação de professores em temas como diversidade cultural, gestão de conflitos e práticas inclusivas; monitorização do bem-estar através de questionários e acompanhamento psicopedagógico; eventos comunitários e colaboração com o Município de Espinho em programas de inclusão social, solidariedade, prevenção da discriminação.

A par destas práticas trabalhei na plataforma Aprender é saber, criada por professores da Escola, para ajudar todos os alunos na preparação das aulas nos diferentes domínios das disciplinas e para Provas/Exames Finais; tive ARA com vários alunos com RTPs e com alunos provenientes de outras nacionalidades; apoio a português, coadjuvação, oficinas de escrita, participei em campanhas de sensibilização criadas pelos alunos: dramatizações, podcasts, cartazes, maquete " Todos somos capazes de cuidar" e vídeos.

Em suma, minha escola tem desenvolvido  não só um trabalho consistente e estruturado na prevenção de atitudes discriminatórias com práticas pedagógicas, projetos de cidadania, mediação de conflitos, envolvimento da comunidade, mas também vai construindo um ambiente educativo inclusivo, seguro e promotor de respeito pela diversidade, tentando formar alunos conscientes, críticos, empáticos e preparados para viver numa sociedade plural.