A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha Viagem através desta formação!

A minha Viagem através desta formação!

por Ana Maria Figueiredo Catarino - Número de respostas: 0

Sou a Ana Maria Catarino, professora de português no Agrupamento de Góis. Moro em Coimbra e trabalho há 24 anos como professora. Nesta atividade profissional é evidente que a interculturalidade existe desde que existe história do planeta com as suas interações em desenvolvimento. Estou nesta formação, porque já tive alunos de vários países, destacando uma experiência muito rica sucedida em 2023. Tinha uma turma com alunos de 10 paises. Já tive turmas com alunos dos PALP`s e muitas outras nacionalidades. Vejo a interculturalidade, ou seja, a relação inperpessoal com qualquer pessoa de outro país como uma experiência de " respeito" pelo outro. Afirmo com toda a certeza que só existe sucesso se não existir comparação ou atitude retrógrada perante a não aceitação de sistemas organizados. A adaptabilidade dos Recursos Humanos na sociedade ou nas organizações para interagir com os outros é a característica mais necessária para o sucesso. A compreensão outra atitude. Julgo que o que venho buscar nesta formação é  ouvir os outros e reconhecer que a prática, através das dificuldades é a melhor solução. Não conhecia a vossa associação, mas procurava temas diferentes e " urgentes" dada toda a contextualização da Europa e do mundo neste momento. Vou levar esta experiência como uma evidência de que a escola é uma manta de retalhos onde um pouco de todos nós em prol da criação de pontes e estratégias possíveis somos os melhores atores para que nada falhe.