A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

por Angelina de Magalhães Pereira Maia - Número de respostas: 0

1 - Quem sou?

Sou a Angelina de Magalhães Pereira Maia; leciono no Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo, sou do grupo 410-Filosofia.

2 – O que faço aqui? 

Procurei esta ação de formação, por um lado, pela necessidade de obter créditos para progressão na carreira e, por outro, por considerar que a temática é particularmente relevante para a minha prática letiva. Ao conhecer os seus objetivos, percebi que esta seria uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional. No meu quotidiano escolar, integram frequentemente alunos estrangeiros nas minhas turmas, o que torna essencial a aquisição de novas estratégias e ferramentas que me permitam acolhê-los de forma mais inclusiva, promovendo a sua integração e o seu sucesso educativo. 

3 – Porque vim por este caminho? Quem me trouxe? 

Cheguei a esta ação através da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, uma entidade que muito aprecio pela qualidade das suas iniciativas e pela dinâmica que promove. Foi, sobretudo, a pertinência do tema que me motivou a embarcar neste percurso formativo. 

4 – Para onde vou? 

Espero que esta seja uma viagem de aprendizagem que me permita adquirir conhecimentos, estratégias e ferramentas para construir práticas pedagógicas cada vez mais inclusivas. Acredito que a partilha de experiências, a reflexão conjunta e uma perspetiva humanista serão elementos fundamentais deste percurso e contribuirão para enriquecer a minha intervenção educativa. 

5 – O que levarei sempre comigo? 

Levarei comigo o espírito crítico, indispensável para distinguir aquilo que, em determinadas práticas culturais, pode constituir uma ameaça à dignidade humana e aos direitos fundamentais da pessoa, daquilo que representa uma oportunidade de enriquecimento pessoal e coletivo. Levarei também a empatia, procurando, através do diálogo, conhecer e compreender melhor o outro, bem como o compromisso permanente com a promoção e defesa dos direitos humanos.