A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

SESSÃO ASSÍNCRONA

Atividade: Gosto e quero ajudar! - destinada aos alunos do 1. ciclo (com estas histórias)

Atividade: Gosto e quero ajudar! - destinada aos alunos do 1. ciclo (com estas histórias)

por Ana Rita Henriques Matos - Número de respostas: 16

Desenvolvimento da Atividade Gosto e quero ajudar!

Na minha opinião, esta atividade poderá ser pensada e dinamizada com alunos de diferentes idades, mediante as histórias /textos que se escolham inicialmente.

A atividade proposta será para ser dinamizada no espaço da Biblioteca Escolar.

Previamente, na sala de aula, os professores titulares do devem ler e reler as histórias, cujas personagens aparecem na atividade.

Esta atividade cruza a Educação para a Cidadania com a Biblioteca Escolar, através dos domínios dos Direitos Humanos, da Mediação de Conflitos e do Desenvolvimento Pessoal (com foco na empatia e nas relações interpessoais).

Na Biblioteca escolar, os alunos são desafiados a assumir um papel ativo e transformador de tentar resolver as problemáticas das personagens das histórias, através de sugestões dadas. Através do perfil apresentado em cada personagem os alunos deverão debater a atitude tida pelos   personagens dos contos infantis, devem diagnosticar as suas dores de convivência (como a exclusão, a raiva ou a pressão dos pares) e partilhar soluções empáticas e justas.

Desta forma, a biblioteca passa a ser também um laboratório onde os alunos aprendem, de forma prática, a resolver os seus próprios problemas e a construir uma comunidade mais inclusiva.

Por exemplo “resolver” a solidão do Lobo Mau

(Como ajudar o Lobo a controlar a frustração quando ouve um "não" e como ensinar-lhe a pedir para brincar sem usar a força ou a intimidação.)

“Resolver” o medo de assumir os erros do Pinóquio

(Como ensinar o Pinóquio a dizer "Não!" aos falsos amigos (pressão do grupo) e como mostrar-lhe que dizer a verdade, mesmo quando erramos, é sempre a melhor solução.)

“Resolver” a preguiça na Tartaruga e a competitividade da Lebre

(Como ensinar a Lebre a ser uma "boa vencedora" (sem gozar) e uma "boa perdedora", percebendo que o mais importante nos jogos com os amigos é a diversão partilhada e não o troféu.)

Em resposta a 'Ana Rita Henriques Matos'

Re: Atividade: Gosto e quero ajudar! - destinada aos alunos do 1. ciclo (com estas histórias)

por Edna Raquel Lourenço da Cruz -
Olá Ana Rita! Parabéns pelo excelente projeto!
Gostei particularmente da ideia de utilizar contos infantis conhecidos, como a história do Pinóquio ou do Lobo, para abordar de forma tão prática e contextualizada questões como a exclusão, a frustação e a pressão dos pares. É uma excelente forma de transformar a biblioteca escolar num laboratório vivo de cidadania e empatia para os alunos.
Uma ideia muito inspiradora!
Um abraço, Edna Cruz

Re: Atividade: Gosto e quero ajudar! - destinada aos alunos do 1. ciclo (com estas histórias)

por Ana Isabel Rocha Teixeira -
Trata-se de uma atividade motivadora, que utiliza personagens conhecidas para trabalhar competências de cidadania. Seria interessante explicitar como os alunos irão registar ou divulgar as soluções encontradas.
Em resposta a 'Ana Isabel Rocha Teixeira'

por Ana Rita Henriques Matos -
Depois da sua mensagem Isabel ocorreu-me que os alunos podem dramatizar "as soluções encontradas".
No próximo ano letivo gostaria de por em prática esta ideia, tal como outras interessantíssimas que vi aqui palhaço

Muito obrigada Ana Isabel

por Idalina Carreira Antunes -
Esta é uma excelente proposta de atividade. A ideia de transformar a Biblioteca Escolar num "laboratório de empatia" através do desconstruir de personagens clássicas é pedagogicamente rica, extremamente atual e com um enorme potencial para explorar outras personagens, como por exemplo, a Cinderela a queixar-se de bullying das irmãs, o Capuchinho Vermelho com trauma de ir à floresta, ou o Monstro das Cores confuso....
Em resposta a 'Idalina Carreira Antunes'

Idalina muito obrigada pela sua mensagem palhaço

Estou desejosa de pôr em prática com os meninos para perceber o que posso melhorar e o resultado que terá junto deles.

Muito obrigada

por Cláudia Antunes Machado -
Olá, Anita!
Parabéns, gostei muito da ideia de utilizar personagens de contos e de colocar os alunos nas personagens para resolver um desafio do personagem do conto. Atividade bastante motivadora.
Em resposta a 'Cláudia Antunes Machado'

Cláudia muito obrigada pela sua mensagem palhaço

Estou desejosa de pôr em prática com os meninos para perceber o que posso melhorar e o resultado que terá junto deles.

Muito obrigada

por Hermínia Alves Gonçalinho Loureiro -
Boa tarde, este projeto é particularmente interessante, é um excelente recurso educativo porque permite trabalhar várias áreas em simultâneo. Desenvolvendo as competências sociais, emocionais e artisticas , ao mesmo tempo que promove o conhecimento do património cultural e da tradição oral.
Em resposta a 'Hermínia Alves Gonçalinho Loureiro'

por Maria Antonieta Pedro dos Reis -
Interessante . Forma inovadora de resolução de comportamentos sociais identificados pelos alunos e forma de os ultrapassar.
Em resposta a 'Maria Antonieta Pedro dos Reis'

Muito obrigada pela sua mensagem Maria Antonieta.

por Liliana Melo -
Estimada Ana Rita,

Parabéns pela excelente partilha!

A atividade "Gosto e Quero Ajudar!" apresenta uma proposta muito criativa e pedagogicamente rica, transformando a Biblioteca Escolar num verdadeiro laboratório de empatia, diálogo e resolução de conflitos. A utilização de personagens bem conhecidas dos contos infantis permite que os alunos reflitam sobre situações próximas da sua realidade de uma forma segura, lúdica e significativa, favorecendo o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Destaco, em particular, a forma como cada personagem representa um desafio diferente — a solidão, a frustração, a pressão dos pares, a competitividade ou a dificuldade em assumir os erros — convidando os alunos a procurar soluções baseadas no respeito, na cooperação e na inclusão. Esta estratégia promove o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a construção de relações interpessoais mais saudáveis.

É igualmente de salientar o papel da Biblioteca Escolar, que se afirma como um espaço de aprendizagem ativa, onde a literatura serve de ponto de partida para trabalhar valores, desenvolver a empatia e promover a Educação para a Cidadania. A articulação entre leitura, reflexão e participação demonstra bem o potencial da Biblioteca para apoiar o desenvolvimento integral dos alunos.

Agradeço também aos colegas que participaram na discussão. A **Edna Raquel Lourenço da Cruz** destacou a utilização dos contos infantis como estratégia para abordar questões como a exclusão, a frustração e a pressão dos pares. A **Ana Isabel Rocha Teixeira** sugeriu enriquecer a atividade através do registo ou da divulgação das soluções encontradas, ideia que posteriormente deu origem à possibilidade de dramatizar essas soluções. A **Idalina Carreira Antunes** valorizou o conceito de "laboratório de empatia" e sugeriu a exploração de outras personagens dos contos tradicionais. A **Cláudia Antunes Machado** salientou o carácter motivador da atividade e a identificação dos alunos com as personagens. A **Hermínia Alves Gonçalinho Loureiro** evidenciou o potencial da proposta para desenvolver competências sociais, emocionais e artísticas, enquanto promove o património cultural. Por fim, a **Maria Antonieta Pedro dos Reis** destacou a inovação da atividade na abordagem aos comportamentos sociais e às estratégias para os ultrapassar.

Gostei igualmente de verificar a forma como respondeu aos comentários dos colegas, acolhendo as sugestões e mostrando disponibilidade para enriquecer a proposta antes da sua implementação. Essa abertura à reflexão colaborativa demonstra uma atitude de aprendizagem contínua e evidencia o espírito de partilha que caracteriza esta comunidade de formação.

Obrigada por partilhar uma atividade tão inspiradora, que demonstra como a Biblioteca Escolar pode contribuir para formar alunos mais empáticos, responsáveis e capazes de construir relações positivas, recorrendo ao poder transformador da literatura.

Liliana Melo

por Liliana Melo -
Estimada Ana Rita,

Parabéns pela excelente partilha!

A atividade "Gosto e Quero Ajudar!" apresenta uma proposta muito criativa e pedagogicamente rica, transformando a Biblioteca Escolar num verdadeiro laboratório de empatia, diálogo e resolução de conflitos. A utilização de personagens bem conhecidas dos contos infantis permite que os alunos reflitam sobre situações próximas da sua realidade de uma forma segura, lúdica e significativa, favorecendo o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Destaco, em particular, a forma como cada personagem representa um desafio diferente — a solidão, a frustração, a pressão dos pares, a competitividade ou a dificuldade em assumir os erros — convidando os alunos a procurar soluções baseadas no respeito, na cooperação e na inclusão. Esta estratégia promove o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a construção de relações interpessoais mais saudáveis.

É igualmente de salientar o papel da Biblioteca Escolar, que se afirma como um espaço de aprendizagem ativa, onde a literatura serve de ponto de partida para trabalhar valores, desenvolver a empatia e promover a Educação para a Cidadania. A articulação entre leitura, reflexão e participação demonstra bem o potencial da Biblioteca para apoiar o desenvolvimento integral dos alunos.

Agradeço também aos colegas que participaram na discussão. A **Edna Raquel Lourenço da Cruz** destacou a utilização dos contos infantis como estratégia para abordar questões como a exclusão, a frustração e a pressão dos pares. A **Ana Isabel Rocha Teixeira** sugeriu enriquecer a atividade através do registo ou da divulgação das soluções encontradas, ideia que posteriormente deu origem à possibilidade de dramatizar essas soluções. A **Idalina Carreira Antunes** valorizou o conceito de "laboratório de empatia" e sugeriu a exploração de outras personagens dos contos tradicionais. A **Cláudia Antunes Machado** salientou o carácter motivador da atividade e a identificação dos alunos com as personagens. A **Hermínia Alves Gonçalinho Loureiro** evidenciou o potencial da proposta para desenvolver competências sociais, emocionais e artísticas, enquanto promove o património cultural. Por fim, a **Maria Antonieta Pedro dos Reis** destacou a inovação da atividade na abordagem aos comportamentos sociais e às estratégias para os ultrapassar.

Gostei igualmente de verificar a forma como respondeu aos comentários dos colegas, acolhendo as sugestões e mostrando disponibilidade para enriquecer a proposta antes da sua implementação. Essa abertura à reflexão colaborativa demonstra uma atitude de aprendizagem contínua e evidencia o espírito de partilha que caracteriza esta comunidade de formação.

Obrigada por partilhar uma atividade tão inspiradora, que demonstra como a Biblioteca Escolar pode contribuir para formar alunos mais empáticos, responsáveis e capazes de construir relações positivas, recorrendo ao poder transformador da literatura.

Liliana Melo
Em resposta a 'Hermínia Alves Gonçalinho Loureiro'

Hermínia muito obrigada pela sua mensagem palhaço

Muito obrigada

por Isabel Maria de Sousa Rodrigues -
Olá Ana,

Gostei muito da forma como esta atividade utiliza personagens bem conhecidas da literatura infantil para abordar questões relacionadas com as emoções, os comportamentos e a convivência com os outros. Ao convidar os alunos a ajudar as personagens a resolver os seus problemas, a proposta incentiva a reflexão ética e estimula a capacidade de encontrar soluções para situações que também podem surgir na vida real.
Considero especialmente relevante o facto de os alunos serem colocados no papel de conselheiros e mediadores, o que lhes permite desenvolver competências de escuta, argumentação e tomada de decisão. Ao analisarem as atitudes da Lebre, do Pinóquio ou do Lobo Mau, são levados a refletir sobre os seus próprios comportamentos e sobre a importância do respeito, da honestidade, da amizade e da cooperação.
Outro aspeto muito positivo é a valorização da Biblioteca Escolar como espaço de diálogo, partilha e construção coletiva de conhecimento, indo além da promoção da leitura. A atividade mostra claramente como os livros podem ser um ponto de partida para trabalhar competências sociais e emocionais essenciais.
Como sugestão, poderia ser interessante introduzir um momento de dramatização, em que os alunos representassem as personagens e aplicassem as soluções encontradas pelo grupo. Esta estratégia permitiria consolidar as aprendizagens e tornar a experiência ainda mais significativa e envolvente.
Trata-se de uma proposta criativa e bem fundamentada, que contribui para a formação de crianças mais conscientes, empáticas e capazes de participar positivamente na vida em comunidade.
Em resposta a 'Isabel Maria de Sousa Rodrigues'

Isabel,

Agradeço muito pela sua resposta.

Esta será uma das dinâmicas que porei em prática no próximo ano letivo. Levo também comigo todas as outras dinâmicas MARAVILHOSAS que foram por vós sugeridas/apresentadas e que, de certeza, porei em prática também....mais tarde ou mais cedo .

Muito obrigada Isabel e até breve