A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

FÓRUM

Jogos Filosóficos - Sessão de 90 minutos

Jogos Filosóficos - Sessão de 90 minutos

por Angelina Maria Reis Salgueiro - Número de respostas: 0

Boa tarde, Eugénio!

Anexo a minha planificação de uma sessão de Filosofia para Crianças! Não estou habituada a lidar com crianças, pelo que andei às voltas a pensar como é que a elaborava tendo como público-alvo, crianças de 6 anos.

Como docente do Grupo 410, já realizei várias formações na APEFP e gostaria de salientar, pela positiva, a sua eficiência na gestão desta associação. É um profissional muito organizado e célere em todos os procedimentos, mostrando-se sempre disponível, acessível, compreensivo, sereno, etc. Fiz esta formação por curiosidade e, também, pelo facto de muitos colegas de Grupo já a terem realizado há muitos anos (não sei se esta será a melhor razão para a frequentar!).

O Eugénio revelou-se um excelente formador, demonstrando um profundo conhecimento da Filosofia para Crianças e de outras áreas da Filosofia. Comunica de forma clara, envolvente, bem-humorada e inspiradora, ao ponto de me contagiar com a vontade (não sei se duradoura) de iniciar um projeto nesta área. Contudo, aquilo que mais gostava era de assistir, não a uma, mas às suas sessões com crianças. Imagino-as extraordinárias!

Ao longo da formação estive sobretudo num registo de escuta, interiorização e reflexão. Diria até que estive quase em modo de contemplação; melhor ainda, de fruição. As intervenções e partilhas dos colegas foram muito interessantes e enriquecedoras, até porque têm muito mais experiência com crianças do que eu! Confesso que também estava lenta. A propósito da escolha da árvore onde “habita/mora/existe/está” a lagartinha, só consegui pensar em oliveira. Temos uma em casa, há mais de 20 anos e demorámos umas 5 horas a plantá-la!! Achei que era uma "boa árvore" - e é! Mas, assim que disse “oliveira”, lembrei-me que temos uma Ginkgo Biloba! Foi-nos oferecida por uma amiga, num pequeno vaso. Aqui esteve uns 5 anos, esquecida e sem qualquer cuidado. Tem mesmo uma resistência inabalável! Assim que foi colocada na terra, cresceu com muito vigor. Através dela passamos pelas quatro estações, sendo que nos outonos nos fascina pela cor das folhas! Dizer “Ginkgo Biloba” teria sido muito mais interessante, pela diferença!!!

Parabéns pelo excelente trabalho. A experiência superou largamente as minhas expectativas. Gostei muito e já recomendei!

Até breve,

Angelina Salgueiro