A MINHA ESCOLA NA PREVENÇÃO DE ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS
Pesquisa sobre projetos, atividades, clubes na minha escola, relacionados com a interculturalidade e ou prevenção de atitudes discriminatórias.
A minha escola é uma escola inclusiva e desenvolve várias atividades e projetos nesse sentido.
Um dos projetos que desenvolve e que favorece a empatia pelo outro, combatendo atitudes discriminatórias é o UBUNTU, que tem sido essencial para alguns alunos desenvolverem competências, soft skills essenciais para o seu desenvolvimento interpessoal.
Outro Projeto é o Erasmus que juntamente com o Etwinning dinamizam inúmeras atividades interculturais e todos os anos acolhem alunos estrangeiros e organizam intercâmbios com vários países e promovem formações.
Outro projeto que desenvolve competências solidárias e de empatia com o outro é o APPS FOR GOOD, pois cria APPS cujo objetivo central é a entreajuda.
Existe também o Projeto de Mediação, em que os alunos recebem formação epecífica e são treinados para gerir conflitos e desenvolver competências comunicacionais e de relacionamento interpessoal.
Noutro âmbito temos o Projeto SIM, direcionado para as Pessoas portadoras de deficiência, visando o combate à discriminação.
Finalmente, tenho que salientar os projetos aos quais estou diretamente ligada:
O Projeto do Parlamento dos jovens, que além de promover o debate e o pensamento crítico, possibilita um maior conhecimento do parlamento nas sociedades democráticas, ajudando a formar cidadãos mais tolerantes, solidários e interventivos politicamente, não só a nível das políticas nacionais como europeias.
O Projeto Oficina de ideias, cujo o objetivo é a discussão e partilha de ideias, culminando numa grande Maratona de debates, onde os temas ligados à diversidade e à empatia pelo outro são um foco central.Comemoram-se diversas efemérides, como por exemplo o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Dia Mundial da Liberdade...
O Projeto Pensatório, que se centra na Filosofia com crianças é monitorizado pelos alunos do Secundário, que organizam atividades nas turmas de 7º, 8º e 9º para estimular o pensamento crítico a partir de histórias, filmes e jogos. Este ano foi criada uma atividade denominada “Desencaixotar preconceitos” a partir do livro: “Acabem com os rótulos” de Lúcia Serrano, Editado pela Jacarandá em 2025.
Todos estes projetos em diferentes valências contribuem para combater a discriminação e favorecer a tolerância, a inclusão e a empatia pelo outro.