A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

por Sandra Manuela Gonçalves Pinto - Número de respostas: 0

Na escola onde leciono, não existem projetos específicos dedicados à interculturalidade ou à prevenção de atitudes discriminatórias. Contudo, estas temáticas são trabalhadas de forma transversal, através de diversas atividades e projetos promovidos ao longo do ano letivo.

Uma das estratégias utilizadas consiste na promoção de atividades de acolhimento e integração de alunos provenientes de diferentes contextos culturais. Sempre que surgem alunos de outras nacionalidades, procura-se sensibilizar a turma para a importância do respeito pela diferença, incentivando a criação de relações de amizade e cooperação.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, são abordados temas relacionados com a igualdade, a inclusão, os direitos humanos, o respeito pela diversidade e a valorização das diferentes culturas. Estas temáticas são exploradas através de diálogos, histórias, vídeos, trabalhos de grupo e atividades de reflexão adequadas à faixa etária dos alunos.

Outra prática frequente consiste no recurso a histórias infantis que abordem valores como a amizade, a empatia, a inclusão e o combate ao preconceito. Esta atividade tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão sobre comportamentos discriminatórios e desenvolver estratégias que promovam uma convivência harmoniosa entre todos.

Ao nível da prevenção de atitudes discriminatórias, eu e os restantes docentes, intervimos regularmente na resolução de conflitos e na sensibilização para comportamentos respeitadores, promovendo a empatia, a cooperação e o respeito mútuo. São ainda valorizadas metodologias de aprendizagem cooperativa que favoreçam a participação de todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, culturais ou sociais.

Estas iniciativas contribuem para a construção de um ambiente educativo inclusivo, onde a diversidade é valorizada e onde se procura prevenir situações de exclusão, discriminação ou preconceito desde os primeiros anos de escolaridade.