A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

Atividade e clubes da minha escola relacionados com a Interculturalidade: Aguarela de Culturas - Paleta de Emoções

Atividade e clubes da minha escola relacionados com a Interculturalidade: Aguarela de Culturas - Paleta de Emoções

por Filomena Cristina Graça Alcaide - Número de respostas: 0

Aguarela de Culturas — Paleta de Emoções

Dentro das várias atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas de Eixo, tal como o projeto Erasmus+, destaco a iniciativa Aguarela de Culturas, pela sua forte dimensão intercultural e pelo impacto que tem na comunidade educativa. Esta atividade reúne alunos, famílias e professores num momento de partilha e celebração das diferentes culturas representadas na escola. Através de histórias, músicas, trajes, objetos tradicionais e sabores típicos, a Aguarela de Culturas transforma a escola num espaço de encontro, diálogo e valorização da diversidade.

Durante a atividade, as famílias são convidadas a apresentar elementos representativos da sua cultura, como poemas, lengalengas, contos tradicionais, músicas, danças ou pratos típicos. Estes contributos criam um ambiente de convívio onde cada cultura é reconhecida e apreciada, reforçando o sentimento de pertença e a importância da diversidade no contexto escolar.

A iniciativa inclui também momentos de expressão artística, nos quais os alunos exploram a metáfora da “aguarela” como símbolo da mistura harmoniosa de cores e culturas. As produções resultantes são frequentemente expostas na Biblioteca Escolar, tornando visível a riqueza cultural da comunidade educativa.

Mais do que um evento, a Aguarela de Culturas constitui um gesto pedagógico de inclusão. Ao proporcionar um espaço onde cada família pode partilhar um pouco da sua história, a atividade fortalece laços, combate estereótipos e promove uma cidadania aberta, tolerante e consciente. No final, todos os participantes saem enriquecidos pela partilha e pelo reconhecimento mútuo, reforçando o compromisso da escola com uma educação verdadeiramente intercultural.