Ao longo do ano, fui percebendo como a diversidade cultural dos meus alunos transforma a sala de aula num espaço cheio de aprendizagens inesperadas. Nas aulas de Ciências, quando falámos sobre cuidados de saúde, surgiram várias comparações interessantes. Os alunos do Brasil explicaram que algumas vacinas são dadas em idades diferentes das de Portugal e que certos hábitos alimentares variam muito de região para região. Os da Ucrânia contaram que, nas suas famílias, é comum consumir alimentos fermentados para reforçar a imunidade. Já os alunos de Angola partilharam que, em algumas zonas, o acesso aos cuidados de saúde é diferente e que muitas famílias ainda recorrem a práticas tradicionais. Cada partilha mostrava como a saúde também é vivida de formas diversas.
Mas foi no Dia das Sopas que senti de forma mais forte o impacto desta diversidade. A escola comemora sempre esta data e, além das várias sopas portuguesas, alguns alunos trouxeram sopas típicas dos seus países. Lembro‑me especialmente da sopa de feijão preto do Brasil, que foi das primeiras a esgotar. Havia também o borsch da Ucrânia e o caldo de peixe de Angola. Enquanto provávamos as sopas, os alunos contavam histórias das suas famílias, das festas das suas terras e dos ingredientes que só encontram “lá”. A comida tornou‑se uma ponte entre culturas.
Claro que a diversidade traz desafios, como diferenças linguísticas ou ritmos de aprendizagem distintos. Mas os benefícios são muito maiores. Os alunos tornam‑se mais curiosos e mais abertos ao diálogo. Aprendem a valorizar aquilo que é diferente e a reconhecer que todos têm algo a ensinar.
No fim, sinto que a diversidade cultural não é apenas algo que está presente na escola — é algo que nos transforma todos os dias, tornando a aprendizagem mais humana, mais rica e mais verdadeira.