Entre Culturas: A Viagem que me Transforma!
1) Quem sou eu?
O meu nome é Filomena Alcaide e sou diretora de turma de um grupo de alunos com várias nacionalidades, uma realidade cada vez mais presente nas escolas e que exige novas competências e abordagens.
2) O que faço aqui?
Estou aqui porque, enquanto diretora de turma, sinto a necessidade de aprofundar conhecimentos que me permitam responder melhor às necessidades de uma turma multicultural. A diversidade é uma riqueza, mas também um desafio, e acredito que esta formação me pode ajudar a lidar com essa realidade de forma mais consciente e eficaz.
3) Porque vim por este caminho/quem me trouxe?
Cheguei aqui porque já conhecia o centro de formação e esta ação, em particular, despertou o meu interesse. A minha situação atual, com uma turma tão diversa, fez-me perceber que precisava de novas ferramentas e estratégias, e foi isso que me trouxe até este percurso formativo.
4) Para onde vou?
Não sei exatamente para onde vou, mas espero seguir para um lugar melhor — um lugar onde me sinta mais preparada para apoiar os meus alunos, ajudando-os a sentirem-se integrados, valorizados e confiantes. O meu objetivo é crescer profissionalmente para poder contribuir de forma mais significativa para o bem‑estar e sucesso deles.
5) O que e/ou quem levarei sempre comigo?
Levo comigo as partilhas feitas ao longo da formação, as pessoas que encontrei neste percurso e os conhecimentos adquiridos. Levo também a vontade de fazer sempre melhor, de continuar a aprender e de aplicar tudo o que aprendi em benefício dos meus alunos.