A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

"Caravelas do meu Ser"

"Caravelas do meu Ser"

por António Miguel Rodrigues Oliveira - Número de respostas: 0

Tal como os extraordinários e impetuosos navegadores portugueses, que lavraram mares desconhecidos, nós, nautas da Vida, vamos navegando experiências, saberes, conhecimentos, mas também desbravamos sensações e emoções, pelas “Terras de Encanto” por onde vamos desembarcando: da Beira Alta com vista privilegiada para a serra da Estrela, ao Algarve de praias e paisagens deslumbrantes, passando pela paradisíaca e plena de misticismo ilha do Pico, nos Açores, até ao “oiro” e calmia da planície alentejana. Vive em mim um pouco de todos estes cantos e cantinhos, carregados de alma, de vida, de humildade e de arte em bem acolher! Somos feitos de tudo aquilo que aprendemos,  que vivenciamos, que sentimos, que idealizamos, enfim, somos feitos de nós e do outro! Como conseguiríamos construir a nossa própria identidade, senão tivéssemos o outro como elemento de comparação? Como ganharíamos a noção de diferença ou de igualdade? De estarmos próximos ou tão distantes? Por isso é que, mesmo num pequeno país como o nosso, são visíveis hábitos e tradições, por vezes, tão diferentes! Mas, de um modo geral, o povo português é sábio, pois acolhe bem! E é um povo eternamente grato, pois saiu da ponta mais ocidental do continente europeu e espalhou-se pelo mundo, onde outros povos o receberam. E lá foi!… Deixou raízes, crenças e tradições. Espalhou a Alma Lusa pelo mundo!