Guião de Atividade em Grupo: "Mãos na Massa com o Perplexity AI"
Objetivo da Atividade: Explorar o Perplexity AI como um motor de busca avançado e assistente de investigação, compreendendo como este cruza fontes em tempo real para apresentar informação fidedigna
Prompt 1: A Pesquisa Direcionada (Uso de Filtros)
Objetivo: Perceber a diferença de pesquisar em toda a web versus fontes específicas.
Ação: Antes de enviar o prompt, cliquem no ícone do globo ("Focus") e alterem a pesquisa apenas para "Academic" (Artigos Académicos) ou "YouTube".
Prompt: "Quais são as metodologias mais eficazes para o ensino de [INSERIR A VOSSA DISCIPLINA/TEMA]? Apresenta as respostas com base em fontes fidedignas e resume os principais benefícios para os alunos."
Prompt 2: O Aprofundamento (Uso de Perguntas Relacionadas)
Objetivo: Perceber que o Perplexity funciona em modo de diálogo contínuo. Ação:
Observem as "Related questions" (Perguntas relacionadas) que a ferramenta sugere automaticamente no final da resposta anterior. Podem clicar numa delas ou introduzir este novo prompt na mesma conversa.
Prompt: "Aprofunda o segundo ponto da tua resposta anterior. Dá-me três exemplos práticos e de rápida aplicação que eu possa utilizar amanhã na minha sala de aula com alunos do [INSERIR ANO DE ESCOLARIDADE]."
Bom trabalho!