Objetivo: Explorar a utilização de um chatbot como apoio ao processo de escrita, recorrendo à Inteligência Artificial para gerar ideias, organizar a informação, enriquecer o vocabulário e rever um texto, sem substituir a autoria do utilizador.
O que fazer?
- Escolha um tema, uma obra literária, uma personagem, uma imagem ou outra fonte de inspiração.
- Sempre que possível, anexe esse elemento ao chatbot.
- Produza um texto original, com a ajuda de um chatbot.
- Utilize o chatbot para o apoiar nas diferentes etapas do processo de escrita.
- Registe os prompts utilizados e as respostas obtidas.
Exemplos de prompts para um chatbot
Planificação da escrita
- Vou escrever uma história sobre um jovem navegador que encontra o Adamastor. Sugere-me três ideias para iniciar a narrativa.
- Ajuda-me a definir as características principais da personagem.
- Sugere possíveis conflitos para desenvolver a história.
Organização do texto
- Ajuda-me a organizar a história. Apresenta uma estrutura simples com introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Cria um esquema que me ajude a planificar a narrativa.
Enriquecimento da escrita
- Sugere palavras e expressões para tornar a descrição do mar mais rica e expressiva.
- Ajuda-me a evitar repetições neste texto.
- Sugere formas de tornar os diálogos mais interessantes.
Revisão e melhoria
- Lê o texto que escrevi e indica três aspetos positivos e três sugestões de melhoria.
- Analisa o texto e sugere alterações que melhorem a clareza e a coerência.
- Identifica erros ortográficos ou gramaticais que eu possa corrigir.
Nota importante
O objetivo não é pedir ao chatbot que escreva o texto integralmente. Pretende-se explorar a Inteligência Artificial como ferramenta de apoio ao processo de escrita, mantendo a autoria, a criatividade e as decisões do utilizador.
Entrega
- Identificação do tem/ imagem/….
- 2 a 4 prompts utilizados;
- Exemplos das respostas geradas pelo chatbot;
- Reflexão final (5 a 10 linhas) sobre a forma como a IA apoiou o processo de escrita.
"Os chatbots podem ajudar a gerar ideias, apoiar a leitura, estimular a escrita e promover a reflexão, mas as decisões pedagógicas, a análise crítica e a autoria devem permanecer nas mãos do utilizador."